"Sinfonia de Paris", eleito o melhor filme da noite. Será mesmo? |
Em 1952 aconteceu a 24ª Academy Awards, e o grande
favorito da noite, como 8 indicações, foi “Quo Vadis”, um dos filmes mais
caro de sua época. Mas, mesmo assim, acreditem, esse clássico saiu sem
nenhuma estatueta da cerimônia. O filme disputou o prêmio com “Sinfonia de
Paris”, “Uma Rua Chamada Pecado”, “Um Lugar ao Sol” e “Decisão Antes do
Amanhecer”. Ao que parece a disputa aí estava entre Quo Vadis, A Place in the Sun
e A Streetcar Named Desire. Mas
acabou que o filme musical – “Sinfonia de Paris” – acabou conquistando o prêmio. O
filme estrelado por Gene Kelly, e que conta a história de um pintor americano
que vai tentar a sorte em Paris, foi um dos primeiros musicais a ganhar um
Oscar. Sem dúvida, foi essa grande surpresa da noite.
Pelo que se percebe e se comenta, 1952 foi o ano das
grandes atuações. Não que as outras categorias não mereçam ser comentadas, mas,
não resta dúvida, a disputa de Melhor Ator e Melhor Atriz chama muito mais a
atenção que qualquer outra categoria dessa edição.
Na categoria Melhor Ator: Humprey Bogart ganhou o prêmio,
e dizem que foi mais pela sua carreira e pelo seu então retorno (Bogart havia
recebido apenas uma indicação até o momento e foi indicado apenas três vezes ao
Oscar). Quem disputou a estatueta com ele foi Marlon Brando, que recebeu sua
primeira indicação, e merecia o prêmio devido seu grande desempenho em “Uma Rua
Chamada Pecado”. Uma curiosidade é que em 1954 os dois disputaram o Oscar
novamente, e Brandon acabou ganhando. Também estavam na disputa Montegomery
Clifft, Fredric March e Arthur Kennedy.
Já a categoria Melhor Atriz foi marcada pela grande
disputa entre Vivian Leigh e Katharine Hepburn. Obviamente quem ganhou foi
Leigh com sua interpretação teatral divina. Também foram indicadas as atrizes
Shelley Winters, Jane Wyman e Eleonor Parker
Diferente da edição anterior, essa promete e, com certeza,
cumpre. Vamos lá, esses clássicos nos espera.
por Thiago Paulo
2 comentários:
O que eu tenho pra dizer sobre essa edição é que as escolhas para Melhor Filme e Melhor Diretor são bem estranhas - além do que, como o Thiago comentou bem, as categorias de atuações seem um verdadeiro destaque.
Vamos acompanhar, galera, o que virá por aí.
No Oscar de 52, eu apenas conferi Um Lugar ao Sol e Uma rua chamada pecado. Apenas esses dois.
Concordo, Bogart ganhou o prêmio mais pela carreira mesmo. Oscar de consolação, rs
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