sábado, 30 de janeiro de 2010

Oscar 1942 - Como Era Verde Meu Vale ou Cidadão Kane? Parte 2


Dos autores do blog, acho que fui o que assistiu a menos filmes. Consegui assistir a apenas 2 filmes da lista, pelo menos foram os dois principais: “Cidadão Kane” e “Como Era Verde o Meu Vale”. Foi difícil escolher o que mais gostei, pois os dois foram de meu agrado.

Demorei um pouco para assistir a Cidadão Kane, pois uma pessoa a quem dou muito crédito, me disse que este era um filme com ritmo lento aconselhado para noites insones. Ao assistir ao filme, felizmente tive de discordar de tais palavras. O filme de Welles me agradou em especial pela narração não linear e a forma como tudo acabava se encaixando. Algumas atuações também me impressionaram bastante.

Mesmo sendo um bom filme, seu concorrente: “Como Era Verde o Meu Vale”, a meu ver, consegue se sobressair. É uma história até certo ponto “comum”, mas contada de forma magnífica, baseando-se nas memórias do pequeno Huw Morgan. Porém, o garoto não é o único foco do filme; vemos no filme os costumes que havia no vale e em especial as histórias da família Morgan. Meus olhos se encheram de prazer ao ver a grande atuação da Maureen O’Hara em seu romance com o Sr. Gruffydd.

Entendo as dificuldades que estavam tendo naquela época e admiro o Orson Welles por ter conseguido fazer um filme da qualidade de “Cidadão Kane”, mas minha escolha fica com “Como Era Verde o Meu Vale”. Pelos comentários dos colegas do blog, tenho certeza que os outros filmes indicados me trariam mais algumas gratas surpresas, mas espero que nos próximos meses possa assistir um maior número de filmes. E como disse o Marcelo: Que venha 99!

Por: Levi Ventura

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Não resta dúvidas de que a cerimônia de 1942 apresentou memoráveis indicados e fez história ao criar uma polêmica marcante e eu vou ater minha opinião exatamente nesse ponto. Hoje, Cidadão Kane é um filme cultuado, tratado com imenso respeito, porque revolucionou a história do cinema ao apresentar uma cinebiografia fora dos padrões até aquele momento. A sua não-linearidade provoca no espectador um impacto muito positivo: primeiro o espectador conhece "quem é" Charles Foster Kane para depois descobrir "como ele se tornou" o grande magnata que é. Como o Marcelo disse em sua opinião, "toda a inovação que se atribue ao longa de Welles só pôde ser notada anos depois"

Como Era Verde o Meu Vale é um filme com tom emocional mais propício para aproximar o espectador da história e não possui o tom jornalístico usado em Cidadão Kane. Dessa maneira, é inegável que quem veja se identifique mais com o filme de John Ford. A direção concebe um "efeito família", de modo que se torne mais fácil vê-lo, principalmente pelo fato de que há toques emotivos - menos ousado - e valores morais bastante respeitados na época e que, embora não estejam em voga, ainda existem hoje, como apego à família, respeito ao casamento, etc.

Então, considerando as características de cada filme e analisando o efeito que causaram em mim, acredito que Como Era Verde o Meu Vale realmente mereceu o prêmio. A consagração de Cidadão Kane veio muito depois, com análises mais frias e mais conceituais, mas à época - e talvez ainda hoje - Como Era Verde Meu Vale fez por merecer o prêmio que recebeu, se colocando à frente de todos os outros filmes que concorreram com ele.

Por: Luís Adriano

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias