terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Oscar 1942: Relíquia Macabra


Relíquia Macabra foi mais um dos clássicos de 1941 que entrou para lista de indicados ao Oscar do ano seguinte. O filme recebeu três nomeações: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado, mas também não levou nenhuma. Diferente de seus concorrentes, Maltese Falcon - nome original - foi considerado como o primeiro grande filme "Noir", gênero associado a filmes policias.

O longa foi a estreia de John Houston (O Pecado de Todos Nós) na direção, que também assina o roteiro baseado em um livro homônimo de Dashiell Hammett. Na história, conhecemos Sam Spade (Humphrey Bogart); um investigador particular que acaba se envolvendo em um grande jogo de gato e rato quando uma misteriosa mulher pede sua ajuda, para assim encontrar um artefato muito valioso - o tal Maltese Falcon ou Relíquia Macabra do título.

Fazem parte do elenco - além do já citado Humphrey Bogart (Uma Aventura na África) - Mary Astor (A Grande Mentira), Peter Lorre (Casablanca), Gladys George e Barton MacLane. Falando nisso, para viver o investigador Sam Spade o diretor tinha escalado o ator George Raft, porém, ele não aceitou trabalhar com um diretor inexperiente.

Na época de seu lançamento, Relíquias Macabra foi muito bem recebido pelo público e crítica e, sem dúvida, também merece ser apreciado dessa maneira pela nova geração.

Perfil: Jonh Houston
John Marcellus Houston, ou simplesmente John Houston, é um dos mais aclamados diretores de cinema. Indicado cinco vezes ao Oscar de melhor direção, venceu em 48 por "O Tesouro de Sierra Madre". Também foi nominado outras vezes, nas seguintes categorias:

- "Melhor Filme", por Falcão Maltês e Moulin Rouge, em 1952;

- Quatro indicações ao Oscar de Melhor Roteiro, vencendo em 1948;

- Duas indicações por Melhor Roteiro Original;

- Duas indicações por Melhor Roteiro Adaptado;

- Uma indicação como Melhor Ator Coadjuvante.

No fim da vida, John filmou Pelé no filme Fuga para a Vitória.

Curiosidades: Você sabia que...

... O filme também foi lançado em dvd aqui no Brasil com o nome: O Falcão Maltês?

... John Houston, diretor do filme, também concorreu ao Oscar de 42 de Melhor Roteiro Original por Sargento York?

... Ele é pai de Anjelica Houston?

3 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Chamado de clássico, minha humilde pessoa achou esse mais um simples noir!

Rodz Online disse...

Muito bacana!!! Vlw!

Inez disse...

Reliquia Macabra é um dos clássicos do cinema.

diHITT - Notícias