domingo, 10 de janeiro de 2010

Oscar 1942 - Pérfida



Adaptação de uma peça de mesmo nome, o roteiro de Pérfida se passa em uma época onde apenas os filhos eram herdeiros legais e, devido a isso, o foco do filme são as consequências que esse fato traz para uma família. Regina Giddens - interpretada por Bette Davis - é uma manipuladora mulher que tenta a todo custo convencer seu marido doente a participar de um grande negócio. Para conseguir que tudo saia como planejado, a megera ainda usa sua ingênua filha na jogada, para assim conseguir o apoio de seus dois irmãos.

Dirigido pelo mestre
Willian Wyler, The Little Foxes (título original) foi um dos filmes que mais recebeu indicações no Oscar de 1942. Foram um total de 9 nomeações, porém não levou nenhuma delas. O título original faz refêrencia à uma passagem bíblica que é dita no filme: "Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor."

Wyler fez um extraordinário trabalho conduzindo o elenco e suas histórias. Além da já citada acima
Bette Davis, o filme também conta com excelentes nomes da época, como por exemplo: Teresa Wright (Rosa de Esperança), Herbert Marshall (Ladrão de Alcova) e Patricia Collinge (A Sombra de Uma Dúvida). Além disso, ele ainda nos apresenta a ângulos de deixar qualquer cinéfilo de queixo caído - destaque para "cena da escada", que não podemos entrar em detalhas para não estragar o que você pode conferir nesse simples - comparado aos anteriores- porém, grande clássico.

Perfil: Bette Davis
Ruth Elizabeth Davis, ou Bette Davis, é considerada por muitos como uma das maiores atrizes de todos os tempos. Com uma carreira de quase seis décadas e com mais de 80 filmes no currículo, Bette decidiu seguir a carreira artística depois de assistir Rodolfo Valentino e Mary Pickford no cinema.Sua incursão pelo cinema rendeu-lhe excelentes elogios e reconhecimentos pelas suas quase sempre talentosas intepretações. Dentre os seus méritos, estão dez nomeações ao Oscar de Melhor Atriz. Ela é, juntamente com Greer Garson (com quem competiu na cerimônia de 1942), a atriz com maior número de indicações consecutivas, somando um total de cinco, ou seja, de 1939 a 1943, Bette Davis competiu como lead actress. O seu trabalho no cinema é tão reconhecido, que ela recebeu até mesmo homenagens fora do campo cinematográfico: uma canção foi intitulada "Bette Davis' Eyes". Bastante revolucionária, coube a ela um período no qual dirigiu a Academia de Artes Cinematográficas. Devido a esse mesmo espírito inovador, suas ideias contrastavam com a dos membros da Academia, o que fez com que ela renunciasse ao cargo de presidenta. Muitas histórias - alguns mitos e algumas verdades - fazem parte da história dessa atriz.
Dizem que o Academy Award recebeu o apelido "Oscar" por causa de um comentário feito por ela, o que talvez seja verdade. Bette conquistou a antipatia de alguns atores e diretores; alguns a consideram intragável, por causa das suas atitudes egocêntricas nos sets de filmagem. No filme que lhe valeu sua última indicação ao Oscar, "What Ever Happened to Baby Jane?", os problemas entre Davis e Crawford eram notáveis. E, em 1963, quando perdeu o prêmio para Anne Bancroft, rezam as más línguas que ela tenha dito "não acreditar que havia perdido para uma iniciante".

No início dos anos 60, colocou um anúncio nos jornais, apresentando-se como "atriz desempregada, ganhadora de dois Oscars, com experiência teatral".
Robert Aldrich lê o anúncio e a convida para estrelar, ao lado de Joan Crawford, no clássico já citado acima "O que terá acontecido à BabyJane?".Curiosidades: Você sabia que...
... Em 2003 Regina Giddens entrou para lista dos 50 melhores vilões do cinema americano; ficou na 43ª posição da lista?

... William Wyler foi o "grande amor da vida de Bette Davis", segundo declarações da própria atriz?

... Wyler é diretor de Ben-Hur, um dos recordistas de prêmios da Academia?.

.. Os dois Oscars de Davis, foram arrematados por Steven Spielberg em leilões e entregues à Academia?

Pérfida foi indicado nas seguintes categorias:

  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Atriz
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Patricia Collinge e Teresa Wright)
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Montagem
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Trilha Sonora - Drama

7 comentários:

Gutt e Ariane disse...

Interessante a postagem hein... ainda mais pelo "Vc sabia que". O nome do filme não me soou estranho, até porque, trata-se de um cçássico, mas confesso que ainda não tive a oportunidade de assisti-lo. E tal postagem so corroborou para aguçar minha vontade para tal! Depois de uma descrição dessas, tem como não querer ir assistir? Me convenceu fácil!

LuEs disse...

Eu gostei bastante desse post. Ficou realmente bom.

Rapazes, eu acho que nós realmente escrevemos bem!
=)

Marcelo A. disse...

Modéstia a parte (às favas com ela!), nós mandamos muito bem...

Ah, moleques!

:D

Cleber Eldridge disse...

J´q uis muito ver estre filme, quando minha curiosidade por filmes antigos eram absurda, ainda é mais consigo me conter mais!

Karina Kate disse...

Nossa eu não iria ler uma descrição tão boa quanto essa da Bette Davis em outro lugar, mandou muito bem, adorei.
*bjinhos

Marcus disse...

Fico pensando, como um filme pode ter tantas indicações e não receber nenhum? Eu acredito que existe filmes muitos bom que deveria receber o oscar e não recebe. Falando do filme, eu não conhecia, mas fiquei curioso para assistir!

Cintia Carvalho disse...

Meus jovens!

O texto ta muito bom. Vcs estão se saindo super bem, uma equipe de primeiri´ssima qualidade. Parabéns!

Bem, a descrição e curiosidades sobre este filme estãó ótimas. Porém, preciso ver o filme para poder expor minha opinião.

Marcelo, assim que vc puder me empreste o filme para eu assistir tá.

Um beijo.

PS. quando vcs irão apresentar suas observações pessoais sobre os concorrentes deste ano?

diHITT - Notícias