quinta-feira, 1 de abril de 2010

Abril - 23ª Edição do Oscar (1951)

 Bette Davis em "A Malvada"

UM OSCAR POR MÊS - o nome do blog já diz tudo. Mensalmente, uma edição dos Academy Awards é "discutida". Primeiro foi 1942, depois 1999.  Em março, optamos por analisar filmes vencedores do Oscar de um passado relativamente "recente" - e fechamos com 77.  Abril chegou e com ele o dilema:  "com qual ano ficamos?".  Depois de alguma discussão, ficou acertado que  a 23ª edição - apresentada em 1951 e que premiou filmes exibidos em 1950 - seria o nosso foco.

Definitivamente, aquele foi um bom ano.  Entre os cinco indicados à categoria de Melhor Filme, dois são reconhecidos como grandes clássicos do cinema:  A Malvada (All About Eve), de Joseph L. Mankiewicz, e Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard), de Billy Wilder.  Duas obras-primas com temas semelhantes - tanto Margo quanto Norma eram atrizes.  Na disputa, A Malvada saiu na frente e até hoje muita gente pergunta se o prêmio não devia ter ido para Crepúsculo dosDeuses.

No quesito melhor atriz, outra polêmica histórica.  Judy Holliday leva a estatueta pela comédia Nascida Ontem (Born Yesterday), desbancando Bette Davis e Gloria Swanson - e suas interpretações memoráveis.   Se Judy  - e o seu papel de loura "nada" burra - mereceu o prêmio, é algo que veremos durante o mês.

Pronto, o convite está feito.  Contamos com você nessa viagem.   Nossa primeira parada é "Nobre Rebelde", produção da Metro-Goldwin-Mayer dirigida por  John Sturges e que valeu uma indicação de melhor ator a Louis Calhern.  Portanto, apertem os cintos e bon voyage!

Por: Marcelo Antunes

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias