quarta-feira, 28 de abril de 2010

Oscar 1951 - A Costela de Adão


Katherine Hepburn e Spencer Tracy. Está aí um dos casais mais famosos do cinema. Além de parceiros de vida, também foram parceiros de trabalho. Uma dessas parcerias é A Costela de Adão, filme que disputou a estatueta de Melhor Roteiro na 23ª Edição do Oscar.

Inspirado em uma história real, Adam's Rip começa com uma dona de casa (Judy Holliday) atirando no marido e sua amante em um hotel. Ela vai presa e em seguida entra em cena Adam e Amanda Bonner (Spencer Tracy e Katherine Hepburn) , um casal de advogados que por coincidência acabam sendo requisitados para esse mesmo caso. O filme mostra não só o desenrolar do caso em questão, mas também o estrago que o mesmo acaba causando na relação pessoal do casal de advogados.

Lendo assim, A Costela de Adão até parece um drama, mas na verdade o filme - dirigido por George Cukor (de Nascida Ontem, E O Vento Levou e My Fair Lady) - é pura comédia. A história, roteirizada por Rith Gordon (O Bebê de Rosimary) e George Kanin (O Diário de anne Frank) apresenta cenas é diálogos super engraçados; destaque para cena com uma arma no final do filme.

Além de ser escolhido para preservação pelo National Film Registry e fazer parte de varias lista do American Film Institute, Adam's Rib é mais um clássico que também virou série de TV, nesse caso, com 13 episódios. Não é atoa que este filme foi muito bem recebido na época de seu lançamento e é considerado um clássico da comédia "de tribunal" romântica.

PERFIL: Katherine Hepburn

Katherine Houghton Hepburn foi considerada pelo American Film Institute como sendo a maior estrela feminina do cinema. Atuou em muitos filmes e recebeu 12 indicação ao oscar, todas como Melhor Atriz. Dessas indicações, ganhou o prêmio por Manhã de Glória (1933), Adivinha quem Vem para Jantar (1968), O Leão do Inverno (1969) e Num Lago Dourado de 1982.

Nascida em Harford - Connecticut, a atriz começou sua carreira nos palcos em papéis secundários. Se primeiro destaque foi em "The Big Pind", onde, de última hora, teve que substituir a atriz principal. Seu desempenho não foi tão bom e acabou sendo demitida. Katherine não desistiu e continuou em várias peças. Foi em 1932 que Leland Hayward, assistindo uma dessas peças , ficou impressionado com sua performace e a convidou para fazer um teste para Vítimas do Divórcio (A Bill of Divorcement), drama dirigido por George Cukor.

Após o sucesso do seu primeiro filme ela assinou um contrato com a RKO, e no ano seguinte ganhou seu primeiro Oscar. No mesmo ano de Manhã de Glória fez também Assim Amam as Mulheres e Quatro Irmãs, adaptação da obra Little Woman que lhe rendeu sua segunda indicação ao maior prêmio do cinema. Após esses filmes sua intenção era retornar ao teatro na peça The Lake, mas a RKO escalou a atriz para o filme Mística.

De 1935 a 1937 atuou em mais sete filmes. Recebeu outra indicação por Vivendo em Dúvida (Alice Adams) e revelou seu lado comediante com os Levada da Breca (Bringing Baby) e No Teatro da Vida (Stage Door). Porém, uma carreira não é só feita de sucessos e, esses filmes não foram bem recebidos pelo público, resultando em vários outros fracassos. Foi nessa época que Katherine passou a ser conhecida como "box-office poison" porque seus filmes eram muito bem recebidos pelos críticos, mas rejeitados pelo público.

Em 1942 ela fez A Mulher do Dia, seu primeiro filme ao lado de Spencer Tracy; famoso ator por quem se apaixonou nas filmagens. Tracy era casado e muito católico, mas os dois se tornaram um dos casais mais famosos do cinema. No total, foram nove produções na qual o casal contracenou juntos, e a maioria, usando a relação marido e mulher como plot. O casal ficou junto até a morte de Spencer em 1967.

Katherine continuou sua vida e em 1973 estrelou Algemas de Cristal, seu primeiro trabalho na TV. Seus últimos filmes foram O Poder do Natal, Segredos do Coração e Vestígios de uma Paixão, todos de 1994. Em 29 de Junho de 2003 Katherine deixou esse mundo, faleceu de causas naturais na casa da família Hepburn em Old Saybrook, Connecticut.

Se fosse pra digitar tudo sobre sua vida aqui, ainda teria muito o que escrever. Por isso, recomendo que leiam o livro "Eu- Histórias de Minha Vida" biografia escrita pela própria atriz. Sem dúvida, Katherine Hepburn é uma das figuras mais importantes do cinema. Até hoje consegue conquistar novos admiradores com seus filmes.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro

Por: Thiago Paulo

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias