segunda-feira, 5 de abril de 2010

Oscar 1951 - O Papai da Noiva


Quem nunca assistiu a "O Pai da Noiva" - com Steve Martin e Diane Keaton -, produção dos estúdios Disney do início da década de 1990, que atire a primeira pedra! O que pouca gente sabe, no entanto, é que o filme é refilmagem da clássica comédia de 1950, intitulada "O Papai da Noiva", com Spencer Tracy - no papel do "papai" - e ElizabethTaylor - no papel da "noiva", claro.

Dirigido por Vicente Minelli, o filme narra a história de Stanley"Stan" Banks, pai da jovem Kay, que vira a vida do seu genitor de ponta-cabeça quando anuncia o seu casamento.

Baseado no romance de Edward Streeter e adaptado para a tela grande por Frances Goodrich e Albert Hackett - que concorreram ao prêmio de Melhor Roteiro -, o filme conta com um elenco de peso, com nomes como Don Taylor, Billie Burk - a Bruxa Boa do Norte de O Mágico de Oz -, Leo G. Carroll e Joan Bennett, no papel da Sra. Banks.

PERFIL: Spencer Tracy.

Spencer Bonaventure Tracy é uma das grandes lendas do cinema. Está em nono lugar na classificação do AFI, na lista dos "Maiores Astros De Todos Os Tempos". Indicado nove vezes ao Oscar de Melhor Ator, papou a estatueta em duas ocasiões.

Começou sua carreira no cinema graças à John Ford que o viu na Broadway e o escalou para Up In The River (1930), ao lado de Humphrey Bogart. Depois disso, Tracy não parou mais, estrelando 25 filmes nos cinco anos seguintes!

Ganhou seu primeiro Oscar em 37, por Captains Courageous , repetindo o feito no ano seguinte, por Boys Town . É possuidor, ao lado de Sir Laurence Olivier, do recorde de maior número de nomeações como Melhor Ator.

Em 41, durante as filmages de Woman of The Year, conheceu aquela que foi sua grande paixão: Katharine Hepburn. Mas Tracy era casado e, como católico fervoroso, jamais se separou da esposa. Seu relacionamento com a amante, no entanto, durou exatos 26 anos!

Com a saúde fragilizada graças ao diabetes e ao alcoolismo, SpencerTracy voltou aos estúdios depois de um enfarto, para estrelar, ao lado de Katharine, "Adivinhe Quem Vem para Jantar", comédia dramática quel he rendeu sua última indicação. Exatamente três semanas após o término das filmagens, Katharine Hepburn o encontrou morto na cozinha de casa, vitimado por um ataque fulminante. O filme foi lançado seis meses após a morte do protagonista, levando os prêmios de Melhor Roteiro e de Melhor Atriz para Katharine.

CURIOSIDADES: Você sabia que...

... o filme rendeu uma continuação, em 51, chamado o Netinho do Papai? E que o seu sucesso foi tanto que, durante os anos 60, virou série televisiva exibida pela CBS?

... que o AFI o classificou na 83ª posição em sua lista "100 Years... 100 Laughs" ?

... que Spencer Tracy trabalhou em 75 filmes - sem contar os curtas - e que só ao lado de Katharine esteve em nove produções?

... que um de seus Oscar recebeu a inscrição Dick Tracy, sendo corrigida posteriormente?

... que o personagem Carl de Up, Altas Aventuras foi inspirado numa mistura de Tracy e Walther Matthau, segundo o próprio diretor da animação, Pete Docter?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Ator
  • Melhor Filme
  • Melhor Roteiro
Por: Marcelo Antunes

6 comentários:

Rafael Sette Câmara disse...

Olá! Sou novo aqui e achei a ideia do blog bem legal! Parabéns pra vocês!

Renan disse...

Eai Marcelo. Legal o post.
Assisti algumas cenas de O Pai da Noiva e não sabia que era uma refilmagem.

Particularmente, gosto quando filmes não dramáticos são indicados ao Oscar, principalmente em categorias grandes como Melhor Filme.

o filme parece ser bem interessante. Uma dúvida, é em P&B ou colorido já, porque se for o primeiro caso, a vontade de conferir uma comédia em Preto e Branco aumentou.

;D

Marcela Prado disse...

ou, essa coisa de aprovação de comentário é tããão...fresca.

Marcela Prado disse...

gostei do blog.
tbm nao sabia que era refilmagem.

LuEs disse...

Acho que eu não me interessaria muito por esse filme... simplesmente não consigo curtir totalmente as comédias.

Mas, decerto, está na minha lista de filmes para ver, por motivos óbvios.

Thiago Paulo disse...

Não consegui achar esse, queria tanto ver!

diHITT - Notícias