sábado, 10 de abril de 2010

Oscar 1951 - As Minas do Rei Salomão


As Minas do Rei Salomão - no original, King Solomon's Mines - é um filme que faz referência direta a um dos lugares que integram o grupo dos "mundos perdidos". As minas que dão origem ao título são um lugar desconhecido, onde se supõe que haver um tesouro lendário. Não apenas esse filme, mas também livros usaram esse local como cenário para as suas aventuras. Vale ressaltar que o livro As Minas de Salomão, de Henry Rider Haggard, escrito em 1885, foi o primeiro livro a conceitualizar o que hoje é conhecido como "mundos perdidos".

Quanto a esse filme - que é o foco desse texto -, a história dele aborda a tentativa de Elizabeth Curtis de encontrar o seu marido que decidiu encontrar sozinho as famosas minas. Sem conhecimento de seu paradeiro, ela decide procurar por ele e, para isso, requer o auxílio de um guia, Allan Quartermain. Para ajudá-los, parte junto o irmão de Elizabeth, John Goode.

Muitos o recomendam pelos mais variados motivos: a fotografia exibe uma África bastante diferente da atual; o roteiro expressa não apenas o tema "aventura", como também mostra um pouco de suspense e romance; há cenas de tensão que retratam com eficácia os momentos complicados pelos quais passam os personagens. A somar, garante-se que valha a pena vê-lo para se conhecer o precursor das características de Indiana Jones - até mesmo as roupas de Quartermain são semelhantes àquelas que serão usadas pelo famoso arqueólogo nos filmes de Spielberg.

PERFIL: Stewart Granger


Nascido James Lablache Stewart, em Londres, esse ator teve uma carreira não muito reconhecida. Começou a atuar jovem, ainda adolescente, em peças de teatro durante os anos 30 e três anos depois, aos 20 anos, participou como figurante de um filme. Apenas conseguiria seu primeiro papel principal dez anos mais tarde, aos 30 anos, quando interpretou um piloto da Força Aérea Real.

Despontado há pouco tempo, houve então um problema que dificultou sua estadia no cinema: a Segunda Guerra Mundial. Com a turbulência desse perído histórico, o ator ficou longe dos sets, optando por retornar apenas em 1948, três anos depois de a guerra ter acabado. Em 1949, ao contracenar com Jean Simmons no filme Adam and Evelyne - já haviam se conhecido antes, pois havia atuado juntos em César e Cleópatra -, ele percebeu que em apenas três a atriz, bastante jovem - 16 anos mais nova que ele -, já não era mais uma criança. No ano seguinte casaram-se e permaneceram assim por dez anos. Em 1956, Stewart naturalizou-se estadunidense.

"As Minas do Rei Salomão" abriu as portas para o ator, que recebeu um contrato de sete anos com a MGM. Como ator, atuou ao lado de vários nomes famosos do cinema: sua própria esposa, Jean Simmons, Ava Gardner, John Wayne. Atuou em filmes alemães e também estreou uma novela na Alemanha já perto do fim de sua carreira. Morreu com pouco mais de 80 anos, em 1993.

INDICAÇÕES / PRÊMIOS:

• Melhor Filme
• Melhor Fotografia (Colorido)
• Melhor Edição
Por: Luís Adriano.

5 comentários:

Marcelo A. disse...

Nossa, impressiona o número de versões que essa história teve... Lembro-me muito daquela com a tia velha do Richard Chamberlain... Uahahhaahaha!!!

E o Granger não é aquele que fez Scaramouche?!

LuEs disse...

Uma das versões desse filme teve até a Sharon Stone! Foi a versão de 1985... imagine essa mulher correndo pra lá e pra cá... OH, GOD!

Marcelo A. disse...

Foi exatamente a versão com o Chamberlain. Mas aquele ali, jamais ofereceria perigo à Sharon Gostostone!

=)

Marcelo A. disse...

Hoje vi esse aí. Passou no TCM!

=)

Thiago Paulo disse...

Também vi, e colcui que não deveria estra na disputa de Melhor Filme. Com certeza tinha coisa melhor. Não que seja muito ruim, até tem seus momentos, mas, Melhor Filme não!

diHITT - Notícias