sexta-feira, 16 de abril de 2010

Oscar 1951 - Cyrano de Bergerac


Cyrano de Bergerac tem uma história curiosa: é baseado numa peça de teatro que, por sua vez, é baseada na vida de um famoso escritor francês, chamado Savinien de Cyrano. O poeta, depois de sair da casa dos pais, adotou o sobrenome "de Bergerac", que indicava uma extensão territorial que pertencia a sua família. Como sua vida era muito tumultuada - envolvia-se constantemente em duelos, integrante do exército, personalidade polêmica por causa da rivalidades criadas -, um outro escritor, Edmund Rostand, decidiu compor uma peça de teatro que retratasse a vida do escritor.

Cyrano de Bergerac (o filme) foi a primeira adaptação da obra para a língua inglesa. O texto usado como referência para a elaboração do roteiro foi traduzido em 1923, vinte e seis anos após a peça de teatro ter estreada. Lançado em preto e branco e com o norte-americano (nascido em Porto Rico) José Ferrer no elenco, o filme conseguiu destaque cinematográfico, principalmente quanto às atuações, sendo que os intérpretes foram reconhecidos não apenas pelo Globo de Ouro, como, um deles, também foi nomeado ao Oscar.

No filme, Cyrano ama a sua prima, Roxanne, que adora ser cortejada com palavras românticas. Sem esperanças de conquistá-las - por ser feio, tendo um nariz que usualmente lhe era motivo de chacota -, Cyrano ensina Cirstiano, que também ama Roxanne, a compor poesias e a ser original, com o intuito de fazê-la querê-lo. Um terceiro homem chega à trama e se torna responsável pelo intenso desenvolvimento do relacionamento a três entre os personagens centrais da obra.

PERFIL: José Ferrer

Nascido José Vicente Ferrer de Otelo y Cintrón, esse ator porto-riquenho foi para os EUA jovem, antes mesmo de sua graduação. Cursou a Universidade de Princeton e trabalhou em teses importantes, mas logo se dedicou à carreira como ator. Em 1935, estreou na Brodway; pouco depois, era o personagem-título de uma peça teatral. Nos palcos, interpretou Shakespeare (Othelo) e várias peças que o tinham no elenco foram encenadas na Brodway - inclusive Cyrano de Bergerac, ou seja, o ator interpretou o personagem mais de uma vez.

Como Cyrano, Ferrer ficou bastante conhecido. Já o havia interpretado antes de 1950 e tornaria a interpretá-lo depois dessa data. Curiosamente, ele viveu Cyrano nos palcos, no cinema e na televisão. Casou-se cinco vezes, permancendo casado até o ano de sua morte, em 1992, aos 80 anos.

CURIOSIDADES:

- José Ferrer é o primeiro hispânico a ganhar um Oscar.

- José Ferrer foi o primeiro - e até o momento o único - a concorrer a três dos quatro prêmios do entretenimento interpretando o mesmo personagem. Primeiro, concorreu ao Tony (teatro); mais tarde, concorreu ao Oscar (cinema), o qual ganhou; por fim, concorreu duas vezes, por séries televisivas diferentes, ao Emmy (televisão).

- Cyrano de Begerac, o personagem, rendeu a dois atores indicações ao Oscar: primeiro, em 1950, a José Ferrer; depois, em 1991, a Gérard Depardieu, que também concorreu como Melhor Ator.

Por: Luís Adriano

Um comentário:

Marcelo A. disse...

Já vi uns trechos desse filme. Me recordo bem da versão com o Depardieu, que vi nos anos 90.

José Ferrer eu já vi num filme do Houston chamado Moulin Rouge, onde ele interpretava o Toulouse-Lautrec e naquele filme do Woody Allen... Se não me engano ele trabalhou também em A Nave da Revolta, no papel de um advogado - filme que rendeu uma indicação ao Oscar a Bogart. Aliás, esse filme me lembra do Robert Francis, que morreu aos 25 anos, piltoando um avião...

=(

Abraços!

diHITT - Notícias