quinta-feira, 22 de abril de 2010

Oscar 1951 - À Margem da Vida


Caged! Como podem ver pelo poster logo acima, é este o nome original de À Margem da Vida; filme com Eleonor Parker que foi indicado em algumas categorias na 23ª Edição do Oscar. Além de uma indicação de Melhor Atriz para Eleonor, também recebeu indicações para Melhor atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

Dirigido por John Cromwell (também diretor de "Confissões" com Humphrey Bogart), o filme conta a história de Marie Allen; uma jovem recém-casada que é presa após uma tentativa de assalto. Com um marido morto, e vivendo os horrores de um presídio, a personagem descobre que está grávida de alguns meses. Após o parto, a jovem pede para sua mãe ficar com o bebê, porém, ela recusa o pedido alegando não ter condições financeiras para isso. Marie acaba sendo forçada a mandá-lo para adoção, e assim, cumprir sua pena.

O longa é uma adaptação (como a maioria, né?!) do livro "Woman Withouth Man", de Virginia Kellogg e Bernard C. Schoenfeld . O roteiro é assinado pela própria Virginia Kellogg, que, alías, já foi também indica ao Oscar pelo filme White Heat (1949). À Margem da Vida não ganhou nenhum dos prêmios pelo qual foi indicado no Oscar.

PERFIL: Eleonor Parker

Eleonor Parker, tem uma biografia escrita por Doug McClelland cujo nome é Woman of a Thousand Faces (Mulher de Mil Faces). É assim que a atriz, nascida em 26 de Julho de 1922, é conhecida. Em 1941, aos 18 anos de idade assinou um contrato com a Warner Brothers. Nesse mesmo ano, filmou They Died With Their Boots On (O intrépido general Custer), porém suas cenas foram cortadas da edição. Sendo assim, seu primeiro trabalho no cinema foi com Soldiers in With no ano seguinte, onde interpretou uma enfermeira.

Nos anos seguintes marcou presença em vários filmes; em alguns nem foi creditada. Foi com Caged, em 1950, quase dez anos depois de dar inicio em sua carreira, que Leonor recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Sim, sua primeira, pois no ano seguinte foi nomeada novamente, dessa vez pelo filme Detective Story (Chaga de Fogo), onde contracenou com Kirk Douglas. Além dessas duas, também foi indicada em 1955 pelo filme Interrupted Melody (Melodia Interrompida), cujo papel era de uma cantora de ópera.

O trabalho mais conhecido de Eleonor Parker foi como Elsa Schraeder em Sound of Music - A Noviça Rebelde. Sua carreira não foi apenas voltada para o cinema, em 1963 participou de um episódio de The Eleventh Hour (Seriado médico exibido pela NBC entre 1962 à 1964). Foi por esse trabalho que foi indicada ao Emmy. Também participou de um episódio de Breaking Point e de um filme chamado The Man from UNCLE. Suas aparições na TV não param por aí não, em 1969 estrelou a série dramática Bracke's World. O programa - que ficou no ar por duas temporadas - recebeu duas indicações para o Globo de Ouro : Melhor Série e Melhor Atriz.

Também fazem parte de sua filmografia: A Morte Ronda a Pantera, Confidências de Hollywood, De volta à Caldeira do Diabo, Esse Homem é Meu, A Selva Nua, Eu Te Verei no Inferno Querida entre outros.

Curiosidades: Você sabia que...

À Margem da Vida, na verdade, era pra se chamar "The Big Case" e teria no elenco Joan Crowford e Bette Davis?


INDICAÇÕES:
  • Melhor Atriz - Eleonor Parker
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Hope Emerson
  • Melhor Roteiro - Virginia Kellogg
Por: Thiago Paulo

2 comentários:

Marcelo A. disse...

Nunca vi À Margem da Vida, mas acho Eleanor Parker uma das mais belas atrizes da Era de Ouro do Cinema. Já vi muitos filmes com ela, inclusive Melodia Interrompida (mais um que passava na Sessão da Tarde), bem dramalhão mesmo. Tem um chamado A Herança da Carne também que passava muito. Era linda! Ela ainda vive, Thiago?

Thiago Paulo disse...

Marcelo,não sei cara. Fique na dúvida se ela ainda tá viva, não encontrei nada sobre isso.

diHITT - Notícias