sábado, 3 de abril de 2010

Oscar 1951 - Nobre Rebelde


John Sturges, o homem dos westerns violentos, ágeis e ásperos como Conspiração do Silêncio, Sem Lei e sem Alma, Duelo na Cidade Fantasma, Duelo de Titãs, Sete Homens e um Destino e o clássico da ação Fugindo do Inferno dirigiu essa produção indicada ao Oscar em duas categorias em 1951.

Porém tudo isso veio depois desse drama biográfico sobre a vida do jurista, médico, escritor e poeta americano Oliver Wendell Holmes, vivido pelo veterano ator Louis Callhern (de alguns grandes filmes como Notorious, O Segredo das Jóias, A Vida de Emile Zola, Os Últimos Dias de Pompéia, Diabo a Quatro entre muitos outros). Por sua interpretação segura e delicada do famoso personagem histórico ele recebeu sua indicação ao Oscar.

A produção artística do filme também vai bem, tendo inclusive seu figurino também indicado a premiação.

Um filme que hoje foi praticamente esquecido, o que é uma pena, pois a atuação de Callhern é uma das mais interessantes de toda a década de 50, além de ser interessante acompanhar John Sturges antes de seus inúmeros westerns consagrados.

Alguns podem reclamar (e com razão) que o filme simplesmente ignora os “primeiros” 60 anos da vida de Holmes, focando-se a partir do momento em que o jurista encerra sua carreira na Suprema Corte Federal Americana e parte para seus últimos anos como escritor.

Realmente seria muito interessante acompanhar toda a vida do personagem, mas o que o filme quer mostrar é a figura humana por trás do “mito” e com o incrível auxílio da atriz Ann Harding (que interpreta a mulher de Holmes, Fanny) consegue expor um casal e um personagem interessante e cativante.

Por: Alexandre Landucci

Um comentário:

Marcelo A. disse...

Taí um que tenho muita curiosidade em assistir...

diHITT - Notícias