quarta-feira, 7 de abril de 2010

Oscar 1951 - O Segredo das Joias


Pelo que percebi a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adora um filme noir. Atualmente nem tanto, mas muitos filmes do gênero já marcaram presença em alguma cerimônia do Oscar. Em 1951 The Asphalt Jungle - ou O Segredo das Joias aqui no Brasil - foi um dos filmes do ano anterior que recebeu algumas indicações ao prêmio. Não esteve na disputa de Melhor Filme, mas John Huston foi um dos indicados como Melhor Diretor.

O roteiro, baseado na obra de Ban Madow - assinado por WR Burnett e pelo próprio diretor - nos apresenta a Doc Erwin Riedenschneider (Sam Jeff), um famoso criminoso que acaba de sair da prisão e já tem planos de reunir sua quadrilha e roubar uma joalheria. Quando tudo já está acertado, eles decidem colocar o plano em prática. Tudo parece estar saindo como foi combinado, porém, um deles acaba sendo baleado e, as coisas só pioram para o bando. Aos poucos os envolvidos no roubo vão tomando rumos diferentes.

Além de Sam Jeff, indicado na categoria Ator Coadjuvante, também fazem parte do elenco: Sterling Hayden , Jean Hagen , Sam Jaffe , Calhern Louis e James Whitmore. Além desses nomes, O Segredo das Joias ainda conta com a presença ilustre de Marilyn Monroe, que interpreta Phinlay Angela. A personagem aparece em apenas duas cenas do filme, e mesmo com uma pequena participação vocês podem ver que Marylin ganhou um certo destaque no poster do filme. Hoje podemos dizer que foi uma ponta de luxo em um dos filmes mais influentes do gênero noir.

PERFIL: Jean Hagen

Jean Shirley Verhagen tem uma carreira curta no cinema, sua filmografia não é tão extensa. Porém, acredito que nos poucos filmes que fez, chamou atenção de muitos.

Antes de começar a atuar, Jean trabalhou como atendente de um teatro. Em 1946 fez "Another Part of the Forest" sua primeira peça na Broadway. Apenas três anos depois estreou no cinema, seu primeiro papel foi como femme fatale do filme Adam's Rib (A Costela de Adão). Logo depois atuou em O Segredo das Joias,trabalho pelo qual recebeu excelentes críticas. Talvez não se lembrem dela por nenhum desses filmes, pois seu maior sucesso foi "Cantando na Chuva" onde interpretou Lina Lamont; personagem que lhe rendeu uma indicação de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar de 1953.

No mesmo ano que recebeu essa indicação, a atriz estreou na tv em Make Room for Daddy , um sitcom onde ela interpretava a esposa do comediante Danny Thomas. Recebeu três indicaçãoes ao Emmy pela sua atuação. Insatisfeita, deixou a série, e apartir daí só marcou presença como codjuvante nos filmes: The Knife Big em 1955, The Shassy Dog em 1959, Sunrise at Campobello em 1960 e Dead Ringer em 1964 (onde atuou ao lado de Bette Davis).

Após esses trabalhos, Jean Hagen ficou doente e passou muito tempo no hospital. Depois voltou à ativa novamente, participou dos seriados "Starsky and Hutck" e "The Streets of San Francisco". Seu último trabalho foi em 1977 no filme Alexander: The Other Side of Dawn (feito para TV). Nesse mesmo ano Jean Hagen morreu devido um câncer na garganta, tinha 54 anos de idade.

CURIOSIDADES: Você sabia que...

... Assim como alguns clássicos do cinema - um exemplo é Casablanca - The Asphalt Jungle também chegou a ganhar uma versão televisiva protagonizada por Jack Wardne?

... Que o livro de Ban Madow também serviu de base para o roteiro do faroeste Os Malvados da Terra (The Badlanders) de Delmer Davis (Flechas de Fogo e Prisioneiro do Passado)?

INDICAÇÕES:
  • Melhor ator Coadjuvante - Sam Jaffe
  • Melhor Diretor - John Huston
  • Melhor Fotografia em Preto e Branco
  • Melhor Roteiro
Vídeos - Trailer / Cena Final / Cena de Marilyn Monroe

Por: Thiago Paulo

3 comentários:

Marcelo A. disse...

Nossa, meu amigo, mas tu tá muito metido! Vídeo e tudo?! Uahahhahhaa!!!

Esse ainda não conferi. Doido pra dar uma olhada!

Abraço!

Marcelo A. disse...

Ah! E o trailer é do TCM, um dos meus canais preferidos!

=)

Thiago Paulo disse...

Pois é, encontrei os vídeo. Vou colocar em todos os post agora, acho legal.

Abraço!

diHITT - Notícias