terça-feira, 7 de setembro de 2010

Oscar 1998 - Los Angeles - Cidade Proibida


Com um clima noir e um elenco super afinado, que na época não era tão conhecido como hoje, LA. Confidential retrata o início dos anos 50 no melhor estilo.

A história mostra três detetives de Los Angeles, cada um trabalha de uma maneira diferente. Ed Exley (Guy Pearce) é o cara certinho que segue todas as regras, Wendell "Bud” White (Russel Crowe) é tipo de pessoa que gosta de resolver tudo a base de vinolência, e Jack Vincennes (Kevin Spacey) o típico detetive corrupto que recebe propina de uma revista para prender famosos. Os três personagens acabam tendo que investigar um homicídio múltiplo, que, aos poucos, vai revelando o que há de pior em Los Angeles.

Também fazem parte do elenco James Cromwell, Danny DeVito, David Strathairn e KimBasinger - indicada a melhor atriz coadjuvante.

O filme foi roteirazado (um dos pontos fortes da produção) por Brian Helgeland (Salt, Robin Hood) e adaptado do romance de James Ellroy. A direção foi de Lee Curtis Hanson, que, segundo o próprio, foi fisgado pelos personagens ao ler o livro.

Para conseguir a façanha de criar o ambiente charmoso e glamouroso do filme, Hanson realizou um festival de cinema com toda sua equipe. Foram exibidos vários filmes que mostram como era Hollywood nos anos 50, dois deles são “No Silêncio da Noite (com Humphrey Bogart)” e “Assim Estava Escrito”.

PERFIL: Kim Basinger

Kimila Ann Basinger, mais conhecida apenas por Kim Basinger, nasceu em Athens, Georgia. Quando tinha 16 anos de idade começo sua carreira de modelo, venceu seu primeiro concurso. Logo conseguiu um contrato com a agência "Ford Modeling", e enquanto trabalhava nisso, fazia aula de interpretação.

Em 1976 mudou-se para Los Angeles, conseguiu pequenos papéis em séries de TV: Apareceu em Starsky e Hutch e As Panteras. Dois anos depois fez um filme para TV, Katie: Portrait of a Centerfold , e em seguida protagonizou From Here to Eternity.

Em 1983 Basinge foi a Bond Girl de Nunca Mais Digas Nunca, que tinha Sean Connery como 007. Nessa época posou nua para Playboy. Um ano depois foi indicada e ganhou um Globo de Ouro pelo filme The Natural, onde atuou ao lado de Robert Redford.

A partir daí fez vários outros filmes, alguns ótimos e outros péssimos, entre eles temos 9 ½ Semanas de Amor, Nadine e Batman (de Tim Burton). Nos anos 90 ficou uns anos afastada do cinema para se dedicar a família, seu retorno foi com Los Angeles - Cidade Proibida. Em seguida filmou África dos Meus Sonhos e Provocação, onde voltou a trabalhar ao lado de Jeff Briges.

Kim Basinger foi casada Alec Baldwin (seu segundo marido), eles se conheceram durante as filmagens de Uma Loira Em Minha Vida. Três anos depois de se casarem, voltaram a trabalhar juntos em A Fuga. O casal se divorciou em 2002, e, desde então, estão brigando pela custódia da filha.

Os últimos trabalhos no cinema de Kim Basinger são Vidas Que Se Cruzam e Charlie St. Cloud.

INDICAÇÕES / PRÊMIOS:
  • Melhor Filme
  • Melhor Direção - Curtis Hanson
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Kim Basinger
  • Melhor Roteiro Adaptado - Curtis Hanson e Brian Helgeland
  • Melhor Fototgrafia
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Montagem

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias