segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Oscar 1998 - Sua Majestade, Mrs. Brown / Donnie Brasco


Depois que seu marido, o príncipe Albert, morreu de febre tifóide, a rainha Vitória (Judi Dench) mergulha em um profundo luto, e se afasta de todos os seus compromissos na coroa. Anos depois, um fiel serviçal do falecido príncipe, John Brown (Billy Connolly) consegue trazer a rainha de volta à vida. No entanto, a amizade formada entre os dois começa a trazer controversas e fofocas na coroa, que não admite que um homem do povo tenha tanta influência sob alguém da realeza.

Sua Majestade, Mrs. Brown marcou mais uma indicação ao Oscar para a veterana Judi Dench (ela venceria posteriormente por um papel também da realeza no mediano Shakespeare Apaixonado). Além disso, o filme teve uma indicação técnica na categoria de maquiagem. A ponto de curiosidade, esse filme marcou o debut cinematográfico de Gerard Butler.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Atriz

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Em 1997 era lançado Donnie Brasco, produção estadunidense dirigida por Mike Newell e estrelada por Al Pacino, Johnny Depp e Michael Medsen.

Anos 70. Donnie Brasco é o nome que o policial Joe Pistone (Depp) usa para se infiltrar na Máfia. Brasco cai nas graças de Benjamim Ruggiero (Al Pacino), que se torna uma espécie de mentor, ensinando-lhe o caminho das pedras.

O longa foi baseado em relatos reais de um ex-agente do FBI que durante sete anos esteve infiltrado numa das mais importantes famílias de mafiosos e rendeu a Newell, a indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, depois de ter concorrido a Melhor Filme pela realização do bem sucedido Quatro Casamentos e Um Funeral.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro Adaptado

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias