domingo, 5 de setembro de 2010

Oscar 1998 - Será que Ele É? / O Ouro de Ulisses


Histórias reais usualmente são usadas para dar base a um filme. “Será Que Ele É?” também passou por esse processo: no ano de 1994, o ator Tom Hanks recebeu sua primeira estatueta, pelo filme Filadélfia, e, ao agradecer, citou o nome de antigos professores, os quais eram gays e serviram de inspiração para a composição do personagem de Hanks naquele filme.

Tomando esse acontecimento como ponto inicial, Paul Rudnick decidiu criar uma história na qual a pessoa citada como gay não é gay – ou, pelo menos, ainda não se descobriu como homossexual. Howard Brackett, vivido por Kevin Kline, é um professor que vê sua vida bagunçada quando seu ex-aluno, ao ganhar o Oscar, diz publicamente que Brackett é gay. O noivado do professor começa a desandar, as relações pessoais ficam balançadas, o seu trabalho como educador é questionado...

“Será Que Ele É?” é mais uma comédia que foi indicada na cerimônia de 1998. A única indicação que o filme conseguiu foi na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, concedendo a Joan Cusack a sua segunda indicação.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Joan Cusack).

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ulisses (Peter Fonda) é um apicultor e veterano de guerra que, após a prisão do filho e o desaparecimento da nora, cria os netos sozinho. No entanto, um dia, Ulisses recebe do filho a notícia de que a nora corre perigo, já que alguns bandidos estão atrás dela. Querendo evitar que esse problema chegue em sua casa e afete suas netas, Ulisses resolve sair de seu isolamento e resolver a situação.

Indicado ao Oscar na categoria de melhor ator, O Ouro de Ulisses só alcançou reconhecimento no circuito de premiações para o desempenho de Peter Fonda (que ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em drama por seu desempenho aqui). De fato, é Fonda que faz o longa-metragem valer a pena. Todo o destaque da história é centrada em sua figura que, de certa forma, carrega o filme. A ponto de curiosidade, esse foi o primeiro filme de Jessica Biel nos cinemas.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Ator -Peter Fonda


Nenhum comentário:

diHITT - Notícias