quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Oscar 1998 - O Que É Isso, Companheiro? e Indicados a Melhor Filme Estrangeiro


Em 1998, uma produção brasileira figurava entre os indicados ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, na 70ª edição dos Academy Awards: “O Que É Isso, Companheiro?”, longa dirigido por Bruno Barreto e baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, lançando no final da década de 1970.

Com o roteiro a cargo de Fernando Gabeira e Leopoldo Serran, o filme nos apresenta um grupo de guerrilheiros que, na luta conta a Ditadura, sequestram um embaixador norte-americano.
Com um elenco encabeçado por Pedro Cardoso, Fernanda Torres e Matheus Nachtergaele, o filme consagrou-se como a terceira produção nacional indicada ao Oscar. Vale ressaltar que, embora o filme tenha sido baseado numa história verídica, muito de ficção foi adicionado ao seu roteiro, até mesmo para preservar a identidade de pessoas diretamente envolvidas nos fatos.

Ainda nessa categoria, concorreram A Música e o Silêncio (Alemanha), Segredos do Coração (Espanha), O Ladrão (Rússia) e o grande vencedor da noite, Caráter (Holanda).

Jenseits der Stille (A Música e o Silêncio) conta a história de Lara, filha de pais surdos que, toda vida, serviu de intérpretes para eles. Aos poucos, a menina demonstra uma enorme inclinação para a música. É quando surge o seu pequeno drama: se decidir investir na carreira musical, é preciso mudar-se de Berlim.

Secretos del Corazón (Segredos do Coração) nos apresenta a um rapazinho de nove anos cujo grande sonho é elucidar a morte do pai que fora encontrado numa casa mal-assombrada.

Vor (O Ladrão) também tem como protagonista um garoto - o pequeno Sanya que perdeu o pai antes de seu nascimento. Durante uma viagem de trem com a mãe, encontra Toylan, bonito e galante oficial por quem a mãe cai de amores. Mas é aí que a história sofre uma reviravolta...

Eis uma pequena amostra dos concorrentes na categoria de Melhor Produção em Língua Estrangeira daquele ano. Futuramente, nos deteremos no grande vencedor, o longa holandês Caráter.


Nenhum comentário:

diHITT - Notícias