sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Oscar 1998 - O Apóstolo / Asas do Amor


Em 1997, Robert Duvall escreveu, dirigiu e protagonizou The Apostle (O Apóstolo). Com um elenco com nomes como Farrah Fawcett, Billy Bob Thorton e Miranda Richardson, o filme conta a história de Euliss 'Sonny' Dewey - o apóstolo E.F.

Com um tema já explorado em outros trabalhos como Entre Deus e o Pecado, de Richard Brooks (1960), o longa nos apresenta a história de um pastor que após uma briga com a esposa, mata-lhe o amante - também pastor. Por conta disso, abandona a comunidade religiosa que lidera e parte para a Louisiana, disposto a recomeçar a vida. Após travar amizade com o Reverendo Blackwell, decide fundar uma nova congregação.

Inicialmente, nenhum grande estúdio parecia interessado no projeto de Duvall que decidiu, ele mesmo, financiá-lo. Em sua primeira exibição, no Festival de Toronto, o filme foi recebido positivamente e, finalmente, chamou a atenção dos executivos de Hollywood. Duvall que recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação, resolveu trabalhar com um grande número de atores não profissionais, para aumentar o realismo da história.

Apesar da grandiosa atuação de Robert Duvall, o prêmio ficou mesmo com Jack Nicholson.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Ator - Robert Duvall

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Helena Bonham Carter já recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, foi em 1998, pelo filme The Wings of the Dove.

Adaptado de um livro homônimo - escrito por Henry James -, o filme conta a história de Kate Coy (Helena Bonham Carter), uma jovem que vai morar com uma tia após a morte da mãe. Para conseguir um bom casamento para sobrinha, Mauder (Charlotte Rampling) faz com que ela rompa relações com seu pai (Michael Gambon) e com um jornalista (Linus Roache) por quem é apaixonada.

"Asas do Amor" foi dirigido pelo inglês Iain Softley,e roteirzado por Hossein Amini. O maior destaque do filme é o elenco, principalmente devido o desempenho da atriz Helena Bonham Carter.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Atriz - Helena Bonham Carter
  • Melhor Fotografia - Eduardo Serra
  • Melhor Figurino - Sandy Powell
  • Melhor Roteiro Adaptado - Hossein Amini

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias