segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Oscar 1962 - Clamor do Sexo / Dama por Um Dia


 "Só fazemos essas coisas para satisfazer os nossos maridos, para reprodução. A mulher não sente tanta vontade quanto o homem.”


Em 1961, o premiado diretor Elia Kazan dirigiu Clamor do Sexo (Splendor in the Grass), drama indicado nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original - levando o “careca” por essa nomeação.

O filme narra a história de amor entre dois jovens - Bud Stamper (Warren Beaty) e Deanie Loomis (Natalie Wood) - moradores do Kansas, na década de 1920. Bud é herdeiro de uma grande companhia petrolífera, enquanto Deanie é filha de um doceiro. Apaixonados, os dois tem de lidar com o fato de sentirem o que há de mais comum entre homens e mulheres: atração sexual. Estamos, no entanto, no início do século passado, e essas questões estavam longe de serem consideradas corriqueiras. A frase do início do texto - dita à Deanie por sua mãe - ilustra bem a situação de nossas personagens.

Destaque para a grande interpretação de Natalie Wood que, curiosamente, também protagonizou o grande campeão do Oscar daquele ano - Amor, Sublime Amor. Reza a lenda que esse também foi o primeiro filme americano a apresentar um beijo francês.

INDICAÇÕES / PRÊMIOS:
  • Melhor Atriz (natalie Wood)
  • Melhor Roteiro Original

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Pocketful of Miracles é um filme estadunidense distribuído pelos estúdios United Artists. Produzido e dirigido por Frank Capra – vale comentar que este foi o seu último filme -, Dama por um Dia pode ser chamado de “adaptação da adaptação”. O roteiro de Hal Kanter e Harry Tungend foi inspirado por “Lady for a Day”, de Robert Rinski – este, por sua vez, adaptou um pequeno texto de Damon Runyon.

Annie das Maçãs é uma mulher pobre, que vive nas ruas vendendo maçãs. Dave Dude, um gângster, sempre compra as frutas que Annie vende e crê que elas lhe dão sorte. Fingindo ser uma figura importante da sociedade, Annie se corresponde com a filha, que mora na Europa desde que nasceu. Tudo começa a ficar desesperador quando Louise, a filha de Annie, anuncia que se casará com um conde e que o trará para conhecer a mãe. Com o auxílio de Dave Dude e Queenie, ex-namorada de Dave, Annie passa por um processo de embelezamento, vivendo um conto de fadas.

Este filme marcou não apenas o encerramento da carreira de Frank Capra – cujas realizações incluem “A Felicidade Não se Compra”, “A Mulher Faz o Homem” e “Aconteceu Naquela Noite” -, mas também registrou o debute de Ann-Margaret, que mais tarde seria indicada ao Academy Awards, aos prêmios Golden Globe, ao Grammy e também ao Emmy Awards. O ator veterano Thomas Mitchell, que faleceu no ano seguinte.

Contando com grandes nomes – os de maior destaque decerto são o do diretor e o da atriz principal -, Dama por Um Dia concorreu em três categorias: Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Figurino e Melhor Canção Original.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Canção Original (Pocketful of Miracles);
  • Melhor Ator Coadjuvante (Peter Falk);
  • Melhor Figurino;

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias