terça-feira, 17 de agosto de 2010

Oscar 1962 - De Crápula a Herói / Em Roma, na Primavera



Il General della Rovere (ou De Crápula a Herói, título aqui no Brasil) é um dos dois filmes Italiano indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 1962 (o outro é A Doce Vida, de Federico Fellini).

Baseado em um conto e dirigido por Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), De Crápula a Herói conta a história de Emanuele Bertone (Vittorio De Sica), um golpista que, após ser preso, é contratado por um grupo nazista para se infiltrar entre os presos que fazem parte da resistência italiana. Para conseguir informações desses presos ele precisa fingir ser o “General della Rovere” líder do grupo.

Além dessa indicação ao Oscar, De Crápula a Herói também ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro Original (Sergio Amidei, Diego Fabbri e Indro Montanelli)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

The Roman Spring for Mrs. Stone foi dirigido por Jose Quintero, diretor panamense de teatro, e tem como autores do roteiro o famoso escritor Gavin Lambert e Jan Read. A história aborda a chegada da atriz Karen Stone em Roma, depois que o seu marido sofre um ataque cardíaco fatal. Ao expandir os seus contatos sociais, Karen conhece Paolo, um italiano que trabalha como gigolô. Os dois se envolvem num relacionamento intenso, com conseqüências notáveis.

No filme, constam nomes importantes do cinema, como, por exemplo, Vivien Leigh, que, àquela época, já havia conquistado dois prêmios da Academia – curiosamente, concorreu apenas duas vezes, nos anos de 1940 e 1952. Warren Beatty, que estreou em Clamor do Sexo, filme que também concorreu na cerimônia de 1962, também está presente em “Em Roma, na Primavera”. A Academia, no entanto, sentiu-se tocada pela atuação de Lotte Lenya, atriz australiana que era também cantora. Pelo papel da condessa que introduz Paolo a Karen Stone, Lenya recebeu a sua única indicação ao Oscar, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Lotte Lenya)

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias