terça-feira, 3 de agosto de 2010

Oscar 1962 - O Anjo de Pedra / A Balada do Soldado


Dirigido por Peter Glenville (Becket, o Favorito do Rei), O Anjo de Pedra foi indicado em quatro categorias do Oscar de 1962: Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Direção de Arte e Melhor Canção.

O filme apresenta uma trama bem simples: Lançado 16 de Novembro de 1961, conta a história de Alma Winermiller (Geraldine Page), uma mulher reservada que nutre uma grande paixão por seu vizinho desde a infância. Quando ele, John Buchanan Jr. (Laurence Harvey), volta à cidade após se formar, acaba despertando essa antiga ligação entre os dois.

O roteiro de Summer and Smoke - nome original - foi adaptado de uma peça do famoso dramaturgo Tennesee Willians. A peça estreou na Broadway em 1948, e além desse filme, também ganhou uma adaptação para TV.

Também fazem parte do elenco Rita Moreno , Una Merkel , John McIntire , Thomas Gomez , Pamela Tiffin , Malcolm Atterbury , Lee Patrick e Earl Holliman.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Atriz - Geraldine Page
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Una Merkel
  • Direção de Arte
  • Melhor Canção
Por: Thiago Paulo

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Experimente juntar, num só filme, uma singela história de amor, a direção de um dos mais populares cineastas soviéticos, uma belíssima fotografia e uma heróina de extrema beleza. Realizou? Isso tudo é “A Balada do Soldado”, produção soviética de 1959, dirigida por Grigori Chukhrai, indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original, (Chukrai e Valentin Ezhov) em 1962.

Alyosha Skvortsov (Vladimir Ivashov) é um soldado do exército vermelho que, após destruir dois tanques inimigos, ganha uma folga para visitar a família. Durante sua viagem, cruza com algumas pessoas, como um soldado mutilado que teme a rejeição da mulher, além de Shura (Zhanna Prokhorenko), que conhece no vagão de trem que viaja como clandestino e por quem se apaixona perdidamente.

Relançado há algum tempo em DVD, numa cópia restaurada, Ballada o soldate (russo:Баллада о солдате), conquistou o The British Academy of Film and Television Arts de Melhor Filme, também em 62, além da Palma de Ouro e do Prêmio David.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro Original


Nenhum comentário:

diHITT - Notícias