segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oscar 1998 - Amisted / Caráter


Amistad é um filme de época passado em 1839 e que narra fatos verídicos que ocorreram a bordo de um navio chamado "La Amistad". Dirigido por Steven Spielberg, relata a luta de um grupo de escravos africanos em solo americano, desde a sua revolta até seu julgamento e livertação.

Além disso, o filme tem um cunho muito verossímil, pois trata com detalhismo a captura e o transporte de escravos e o sistema adotado naquela época. O elenco de Amistad é encabeçado por Anthony Hopkins (indicado ao Oscar de melhor ator por seu desempenho aqui), mas também tem outros nomes conhecidos como Morgan Freeman, Anna Paquin, Stellan Skarsgard e Djimon Hounson.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Ator (Anthony Hopkins)
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Figurino

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Caráter marcou a estreia do holandês Mike Van Dien, na direção de longa metragens. Adaptado de uma obra literária, nos apresenta ao jovem futuro advogado Katadreuffe (Fedja van Huet). O filme se inicia com um curto e tenso diálogo entre Katadreuffe e o oficial de Justiça Dreverhaven (Jan Decleir) - na realidade, o seu pai.

O filme narra a trajetória desse pai e filho que se odeiam, através de flashbacks, num roteiro brilhante, escrito em parceria com Charles Dickens.

O filme ficou famoso por "roubar" a estatueta do brazuca "O Que É Isso, Companheiro?"

INDICAÇÃO:

  • Melhor Filme Estrangeiro


4 comentários:

Quéroul disse...

acabei de conhecer o blog, vi o link no filmow.
amei a ideia; dei uma volta rápida por alguns anos escolh, e achei o estilo e a 'confidosiguração' das resenhas muito bacana.

com sua licença, vou passar uns tempos aqui lendo tudo. :D

olá.
;)

Anônimo disse...

Nossa, faço das palavras acima as minhas! A ideia do blog é muito boa, mesmo quem (eu) não assistiu a todos os filmes indicados ao Oscar poderá acompanhar os posts.

Parabéns a todos, voltarei em breve!

Alice

sacolé disse...

Mas bah, fazia muito tempo que eu não visitava esse blog, continua bom como sempre. Quanto ao filme, ainda não o assisti, mas predendo fazê-lo em breve.

Película Criativa disse...

Amistad é um dos filmes que mais gosta na filmografia de Spielberg.

Preciso assistir Caráter!!!

Parabéns pelo blog.

diHITT - Notícias