quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Oscar 1998 - Titanic


Com direção, co-produção e co-autoria de James Cameron, ia às telas, em 1997, aquele que é apontado por muitos como o “filme romântico” de todos os tempos: Titanic. Baseado no naufrágio do RMS Titanic, em 1912, o filme narra a história de amor entre a jovem Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet) e o artista iniciante e “vagabundo” Jack Dawnson (Leonardo Di Caprio).

1996. Buscando um colar batizado de Heart of the Ocean, o aventureiro Brock Lovett explora os destroços do Titanic. A equipe encontra o esboço do desenho de um mulher nua. Rose Dawnson Calvert diz ser ela a modelo do retrato e, quando inquirida sobre o destino do colar, rememora seus dias no navio.

Viajando com a mãe e o noivo, Rose conhece Jack, por quem se apaixona quando ele impede que ela se suicide, jogando-se da proa do navio. Proibida pela mãe de encontrar-se com Jack, o romance toma ares de “amor proibido”. Numa das cenas mais famosas, Rose pede que Jack a desenha como veio a mundo, ostentando apenas o “Coração do Oceano”, presente de seu noivo.

Quando tudo parece encaminhar-se para o final feliz, eis que o pior acontece: o navio choca-se a um iceberg. O resto da história não convém contar para não estragar a surpresa - isso, se esse filme ainda for surpresa para alguém.

PERFIL: GLORIA STUART

Com cem anos completados em julho passado, Gloria Stuart é umas das últimas atrizes dos anos 30, ainda viva.

Começou a carreira na Universidade, fazendo teatro amador. Em 1932, assina com a Universal Studios e praticamente engata um trabalho após o outro. No final da década de 1940, dedica-se exclusivamente à pintura, retornando às telas somente nos anos 70. Em 1982, venceu um câncer mamário.

Em 97, é escolhida para dar vida à senhora centenária Rose De Witt Bukater e é indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, aos 86 anos, sagrando-se como a pessoa de maior idade indicada ao prêmio.

CURIOSIDADES:Você sabia...

... que outros filmes com o mesmo nome foram realizados - um estrelando Barbara Stanwick e Robert Wagner e outro, produzido para a tv, com Catherine Zeta-Jones?.

.. que Titanic talvez seja um dos filmes que mais tenha menções na cultura popular?

... que com 14 indicações - quite com A Malvada -, o filme igualou-se em número de prêmios ao clássico Ben-Hur e ao mais recente O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei?

... que o filme será relançado em 3D em 2012?


4 comentários:

chuck large disse...

Acho muito difícil uma pessoa que nunca assistiu "Titanic", hehehe. Gosto do filme, porém não morro de amores.

Mirella Machado disse...

Eu gosto do filme, porém, não morro de amores +1
Sobre as curiosidades eu tinha um VHS da outra versão de Titanic feita pra tv com Zeta Jones é bem horrível está a versão.
Cameron fez um ótimo trabalho mesmo em Titanic pra ele ser tão consagrado no cinema.

pseudo-autor disse...

Que me perdoem os fãs ardorosos desse filme, mas levar 11 Oscars é, no mínimo, uma ofensa contra a Obra-prima Ben-Hur. Só vale mesmo pela Kate Winslet (que é soberba!)

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Luís disse...

Eu gosto do filme e, honestamente, morro de amores por ele. Não creio que a história seja a mais original do cinema, até porque, com exceção de Terminator (o qual Cameron co-escreveu), a originalidade da história não é o ponto principal das obras de James Cameron. Se ele falha ao trazer enredo novos, ele compensa no desenvolvimento e nos aspectos técnicos dos seus filmes: é inegável que Titanic é uma produção extremamente forte no que diz respeito à estrutura técnica e, em especial no caso desse, nas atuações, já que o elenco é notável e as interpretações - principalmente a das indicadas - são realmente maravilhosas!

=)

diHITT - Notícias