Todo mundo sabe (ou vai ficar sabendo agora) que a Cher já ganhou um Oscar. Isso já não é mais novidade. Porém, a questão aqui é a seguinte: ela realmente mereceu esse prêmio pelo seu trabalho em Feitiço da Lua?
O filme do diretor Norman Jewison é uma típica comédia romântica estadunidense. O diferencial é que, além disso, também temos um bom drama familiar em segundo plano. Talvez isso seja o grande ponto forte do filme, que fez com que o mesmo conseguisse tanto reconhecimento na época de seu lançamento.
O filme do diretor Norman Jewison é uma típica comédia romântica estadunidense. O diferencial é que, além disso, também temos um bom drama familiar em segundo plano. Talvez isso seja o grande ponto forte do filme, que fez com que o mesmo conseguisse tanto reconhecimento na época de seu lançamento.
Na história, Loretta é uma recém-viúva que está prestes a se casar novamente. Seu noivo, Cosmo Castorine, vivido por Vicente Gardenia, lhe faz um pedido antes ir visitar sua mãe doente: que ela encontre seu irmão Ronny Castorine (Nicolas Cage) e o convença de ir a seu casamento. É ai que o inesperado acontece, Loretta e Ronny acabam se apaixonando e assim complicando o que parecia estar certo.
Ao ler sobre o filme a impressão que fica é que Cher é o único ponto forte e a única surpresa de Moonstruck. Isso não é verdade. Tanto que, além da indicação de Melhor Atriz, o filme também recebeu outras cinco nomeações, incuindo: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Original.
Feitiço da Lua é um filme simples, onde tudo funciona da melhor forma possível. O destaque fica para o elenco de coadjuvantes e o clímax no final.
PERFIL: Cher
Cherilyn Sarkisian, conhecida mundialmente apenas como Cher, é uma famosa cantora pop que em 1986 conseguiu a façanha de ganhar uma estatueta do Oscar (ela já havia sido indicada ao prêmio dois anos antes).
Camaleoa nata, tanto fisicamente como profissionalmente (já que além de atriz e cantora também é diretora, produtora e apresentadora), Cher se mudou para Los Angeles ainda na adolescência. Com apenas 16 anos de idade conseguiu seu primeiro trabalho; ao lado do produtor musical Phil Spector.
Em 1964, Cher formou a dupla ‘Sonny e Cher’, e foi a partir daí que o sucesso apareceu. A Canção ‘I Go You Baby’ conseguiu chegar ao topo das paradas britânicas e americanas, se tornando assim um grande hit, que mais tarde, bem depois do fim da dupla e da morte Sonny, seria regravada pela cantora.Seu primeiro passo no cinema foi com o filme “Come Back to the Five and Dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean” pelo qual conseguiu sua primeira indicação ao Globo de Ouro.
No ano seguinte veio o filme Silkwood - O Retrato de uma Coragem - onde contracena com ninguém mais ninguém menos que... Meryl Streep, sua concorrente na cerimônia 1988 - e uma indicação ao Oscar.
Também podemos vê-la nos filmes: Minha Mãe é uma Sereia (1990), O Jogador (1992), Chá com Mussolini (1999), Ligado em Você (2004) e no musical Burlesque (2010), que marca o retorno da rainha do pop como protagonista.
CURIOSIDADES:
Antes de Cher, o papel principal seria de Sally Field.
INDICAÇÕES (3 prêmios de 6 indicações):
1. Melhor Filme - Norman Jewison e Patrick J. Palmer
2. Melhor Diretor - Norma Jewison
3. Melhor atriz - Cher (venceu)
4. Melhor atriz Coadjuvante - Olympia Dukakis (venceu)
5. Melhor Ator Coadjuvante - Vincent Gardenia
6. Melhor Roteiro Original - John Patrick Shanley (venceu)
6. Melhor Roteiro Original - John Patrick Shanley (venceu)
por: Thiago Paulo
Um comentário:
Gosto de Feitiço da Lua, mas não acho que a Cher tenha merecido ganhar o Oscar de Melhor Atriz...
Muito pelo contrário.
Postar um comentário