domingo, 29 de janeiro de 2012

Oscar 1988 - Opiniões (Parte 2)


Finalmente chegamos ao fim do primeiro mês de nosso retorno. Serei logo sincero... os indicados de 1988 não me agradaram tanto da forma como eu esperava.
Falando em Melhor Filme, os indicados à categoria não atingiram as minhas expectativas. Ou são filmes maçantes como O Último Imperador e Nos Bastidores da Notícia, ou são fracos. Não estou dizendo que o marcante Atração Fatal é ruim, só não consigo ver o filme como ganhador dessa categoria. Já Esperança e Glória e Feitiço da Lua não são filmes ruins mas para mim falta algo a eles. Enfim, se fosse para ter apostado em um deles, teria apostado em Esperança e Glória.

Ainda assim na temática “o mundo visto e sendo descoberto por uma criança” prefiro Minha Vida de Cachorro, que, para mim, foi uma boa surpresa na edição. Ironweed é outro filme da edição que poderia ter sido melhor mas nem as excelentes atuações de Meryl Streep e Jack Nicholson foram suficientes para deixar o filme bom o suficiente.

Por falar em atuações, Cher se esforçou e conseguiu fazer o serviço dela diretinho. Mas ai vem pra cá querer me dizer que a atuação dela foi melhor que a de Meryl ou da Glenn? Por favor, né! Deixa de brincadeira!

por Levi Ventura

 -------------------------------------------------


O Último Imperador sempre é lembrado como um dos filmes, no Oscar, que levou todos os prêmios a que foi indicado.  Também é apontado como a obra-prima de Bernardo Bertolucci. Eu, particularmente, nunca gostei do filme e, a despeito de todas as suas qualidades - afinal, é um filme grandioso -, não o acho merecedor do prêmio máximo daquela edição.  Talvez, em minha preferência, o que mais se aproxime disso seria Esperança e Glória - e A Era do Rádio, que sequer recebeu indicação na categoria principal.

Na reabertura do blog, levantamos, como de costume, algumas indagações.  A primeira diz respeito ao que motivou a Academia a premiar Cher.  Seguramente, sua indicação é ótima, mas entre todas, não sei se seria a mais merecedora. Talvez, eu, escolheria Glenn Close, fabulosa como a psicopata-rejeitada Alex.  Mas penso que sua escolha tenha sido dada porque, quem sabe, Cher seja a que mais tenha surpreendido.  Trocando em miúdos: Cher fugiu um pouco do que se esperava de um tipo de atriz feito ela. Talvez tenha sido esse o seu mérito.

Destaque para Adeus, Meninos, As Baleias de Agosto e Os Intocáveis. Como todos, no entanto, minha menção honrosa vai para Minha Vida de Cachorro, um filme que conheço desde criança e que tem lugar cativo entre os meus favoritos. Se tivesse que escolher o filme que simbolizasse 1988, seguramente, seria esse.

 por Marcelo Antunes

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias