sábado, 20 de março de 2010

Oscar 1977 - Maratona da Morte


Dustin Hoffman trabalhou em dois filmes indicados ao Oscar de 1997: Todos os Homens do Presidente e Maratona da Morte; filme de suspense que recebeu uma indicação de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação de Laurence Oliver. O filme foi dirigido por John Schlesinger (Darling, Midnight Cowboy e Sunday Bloody Sunday) e o roteiro assinado por William Goldman, que adaptou sua própria obra literária para as telas.

A história nos apresenta a Thomas Levy (Dustin Hoffman), um estudante e maratonista que vive atormentado por ter presenciado o suicídio do pai na infância. Seu irmão é um agente secreto que investiga um contrabando de diamantes e, após o mesmo ser misteriosamente assassinado, o personagem principal acaba se envolvendo em um jogo de gato e rato, pois Dr. Christian Szell - um nazista - acredita que ele sabe o paradeiro dos diamantes. Assim como toda adaptação, o filme Maratona da Morte apresenta algumas diferenças entre o material original. Um exemplo disso é a cena final, que foi totalmente alterada a pedido de Hoffman.

Laurence Oliver não levou o Oscar pra casa, mas ganhou o Globo de Ouro. Seu personagem é considerado um dos maiores vilões do cinema e figura em uma das listas do American Film Institute's. Também está presente em uma das lista o quote "É seguro?" dito pelo Dr. Szell durante uma cena de tortura que é vista como uma das melhores do cinema.

PERFIL: Dustin Hoffman

Quando ouvimos falar no filme A Primeira Noite um Homem (1967), logo nos lembramos de Dustin Hoffman e seu personagem Benjamin Braddock - Protagonista do longa de Mike Nichols. Não é atoa, pois foi devido esse trabalho que o ator, nascido em Los Angeles em 1937, alcançou a fama no cinema no começo de carreira.

A partir de então esteve presente em vários sucessos cinematográficos. Nos anos 70 fez os filmes: Perdidos na Noite, Pequeno Grande Homem, Papillon, Todos os Homens do Presidente e no premiado Kramer vs Kramer, que lhe rendeu sua primeira estatueta de Melhor Ator.

Já nos anos 80 marcou presença em Tootsie e no filme Rain-Man, onde atuou ao lado de Tom Cruise, e ganhou o segundo Oscar da carreira (Também recebeu nomeações ao oscar por A primeira Noite de um Homem, Perdidos na Noite, Lenny, Tootsie e Mera Coincidência) Nesse filme Hoffman interpreta um autista, e foi muito elogiado pelo sua atuação. Um detalhe interessante, é que foi o próprio ator que sugeriu que Raymond fosse um autista.

Seus últimos trabalhos foram: Kung Fu Panda - onde fez a dublagem do personagem Shifu, A Loja Mágica de Brinquedos e Perfume - a História de um assassino. Também estão em préprodução: um sequência de Kung Fu Panda (2011), Meet the Fockers Sequel (2010) e Barney's version (2010).

CURIOSIDADES: Você sabia que...

... Dustin Hoffman não gostava do livro de William Goldman, mas aceitou o papel porque queria trabalhar novamente com John Schlesinger, com quem havia feito Midnight Cowboy?

... Dr. Christian Szell foi baseado em Josef Mengele, um médico nazista que estava vivendo como fugitivo quando Maratona da Morte foi produzido?

INDICAÇÃO:
  • Melhor Ator Coadjuvante - Laurence Olivier

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias