segunda-feira, 8 de março de 2010

Oscar 1977 - A Viagem dos Condenados


A Viagem dos Condenados tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial e foi baseado no romance de Thomas Gordon, publicado oficialmente em 1974 e inspirado por eventos reais acontecidos durante uma viagem em 1939. Dirigido por Stuart Rosenberg, o filme narra a história de 937 judeus que, percebendo a crescente tensão propagada pelo anti-semitismo, decidem embarcar com destino para Cuba, onde pretendem residir. Logo descobrem que a viagem é apenas uma propaganda nazista e que o navio no qual eles estão não passa de um disfarce para o que realmente acontecerá.

O filme data de 1976 e no seu elenco está um grande número de astros e estrelas, incluindo Faye Dunaway, Malcom McDorwell e Lee Grant. A adaptação do roteiro ficou por conta de dois nomes: David Butler e Steve Shagan, que compuseram um trabalho que agradou a Academia, de modo que ela os nominou na categoria Melhor Roteiro Adaptado. A somar, houve mais duas indicações, totalizando três nomeações ao Oscar de 1977.

PERFIL: Lee Grant

Nascida Lyova Raskel Rosetall e atuando sob o nome artístico Lee Grant, a atriz conseguiu grande destaque em sua carreira, que passou por grande tuburlência em vários momentos. Respeitada por sua atuação nos palcos e telas, a atriz é notória pelo seu suposto envolvimento com o comunismo, já que os boatos surgidos na década de 50 repercutiram de tal modo que sua carreira ficou abalada - até mesmo Hollywood preferia mantê-la longe dos trabalhos dos estúdios mais poderosos.

Desde criança, Lee sempre foi dada ao talento artístico. Aos 4 anos ela se apresentava dançando balé e ao longo de sua infância ela teve aulas de atuação. Filha de pais judeus - um professor e uma educador -, Lee fez seu debute no cinema com o filme Chaga de Fogo, pelo qual recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Depois, com as suposições de que fosse comunista, sua carreira cinematográfica esfriou, de modo que ela apenas atuava nos teatros e por causa de uma de sua atuações acabou recebendo um Emmy. Em 1970, recebeu mais uma indicação ao Oscar pelo filme The Landlord. Em 1975 recebeu a sua terceira nominação - a qual ganhou - e dois anos depois seria nominada pela quarta vez. A somar, ganhou também um Oscar pela direção de um doumentário em 1986.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Lee Grant
  • Melhor Roteiro Adaptado - Steve Shagan e David Butler
  • Melhor Trilha Sonora - Lalo Schifrin

Por: Luís Adriano

2 comentários:

Thiago Paulo disse...

Impressão minha ou tem Orson Welles no elenco? Ainda não achei esse pra ver, mas pela plot parece ser interessante.

Marcelo A. disse...

Nos anos 70 havia muito desses filmes com elencos estelares - Inferno na Torre é um exemplo. Nunca vi esse também e fiquei curioso aqui. E é o Welles sim, Thiagão...

diHITT - Notícias