segunda-feira, 22 de março de 2010

Oscar 1977 - Pasqualino Sete Belezas


2010 será para sempre lembrado como o ano em que, pela primeira vez,uma mulher foi premiada pela Academia com o Oscar de Melhor Direção.Ao todo, quatro mulheres já foram nomeadas na categoria: Katrhryn Bigelow por Guerra ao Terror - a grande vencedora deste ano -, Sofia Coppola por Encontros e Desencontros, Jane Campion por O Piano e Lina Wertmuller por Pasqualino Sete Belezas. Resumo da ópera: 1977 deixou de entrar para a história. Wertmuller poderia ter sido a primeira diretora a levar a estatueta para casa.

Pasqualino Settebellezze (Seven Beauties, no Inglês) nos apresenta a figura de Pasqualino Frafuso ( Giancarlo Giannini), desertor do exército italiano que é capturado pelos alemães e que narra sua história através de flashbacks. O "Sete Belezas" do título faz referência às sete irmãs com quem vivia e que de belas, nada tinham.

O filme pode ser classificado como uma comédia de humor negro, recheada de bons momentos como a morte do amante de uma de suas irmãs,seu estupro por um paciente no asilo onde é internado e sua tentativa de seduzir uma oficial alemã. Recebeu quatro indicações aos Academy Awards, entre eles Melhor Ator e Melhor Filme Estrangeiro.

PERFIL: Giancarlo Giannini e Lina Wertmuller

Giancarlo Giannini é um ator e dublador italiano, nomeado ao Oscar de Melhor Ator, em 77, por seu desempenho em Pasqualino Settebellezze - feito incomum, já que sua atuação foi feita toda em italiano. É o responsável pelas vozes de Jack Nicholson e Al Pacino em italiano. Mais recentemente, pôde ser visto em Casino Royale e Quantun of Solace, como o agente francês René Mathis.

Lina Wertmuller é uma cineasta italiana, casada com o cenógrafo Enrico Job.

Iniciou sua carreira como assistente de direção de Fellini, em trabalhos como Oito e Meio (1963).

Dona de um estilo inconfundível, sua carreira é composta por altos e baixos.

Amiga íntima de Jorge Amado, esteve diversas vezes no Brasil, e pretendia filmar Tieta, mas Cacá Diegues foi mais rápido.

CURIOSIDADES: Você sabia que...

... a personagem de Shirley Stoler, oficial alemã que Pasqualino tenta seduzir, foi baseada numa personagem real cujo hobby era torturar prisioneiros e confeccionar abajures de pele humana?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Ator
  • Melhor Direção
  • Melhor Filme Estrangeiro
  • Melhor Roteiro Original

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias