sábado, 7 de agosto de 2010

Oscar 1962 - Fanny


Dirigido por Josh Logan, Fanny foi um dos concorrentes ao prêmio de Melhor Filme no Oscar de 1962. O filme se passa em Marselha e logo nos apresenta a Marius (Horst Buchholz), um jovem que trabalha para o seu próprio pai e sonha em fazer uma viagem pelo mar.

Ele consegue uma vaga em uma embarcação e na noite em que vai partir para essa viagem, acaba declarando sua paixão por Fanny (Leslie Caron), uma garota com quem cresceu e que também é apaixonada por ele.

Eles passam a noite juntos, mas seus pais descobrem e logo começam a planejar o casamento. Porém, Marius, em dúvida, precisa escolher entre uma vida no mar ou uma vida ao lado da mulher que ama.

O roteiro é assinado por Julius J. Epstein, e foi baseado em livro lançado em 1954. Antes dessa adaptação para o cinema, a história foi adaptada para os palcos e virou um musical. Jack Warner, que tinha os direitos do livro, optou por tirar as músicas porque, na época, os musicais não estavam tão em alta (Detalhe: "Amos, Sublime, Amor" ganhou o Oscar de Melhor Filme).

O que mais chama atenção em Fanny é a belíssima fotografia, que faz Marselha parecer o paraíso. A julgar pelo título, o filme pode até não chamar tanta atenção, mas, se assistir, poderá até se surpreender.

PERFIL: Charles Boyer

Charles Boyer nasceu em 28 de Agosto de 1899 e morreu em 26 de Agosto de 1978. Francês, fez mais de 80 filmes e atuou ao lado de grandes musas do cinema. Como exemplo, podemos citar A Porta de Ouro (atuou ao lado de Olivia de Havilland), Tudo Isto e o Céu Também (atuou ao lado de Bette Davis) e À Meia Luz, onde atuou ao lado de Ingrid Bergman.

Ele fez muitos filmes franceses, e só foi pra Hollywood quando assinou um contrato com MGM em 1929. De início fez apenas papéis secundários, mas logo conseguiu se destacar e fez seu primeiro papel principal: no musical Caravan, de 1934.

Outros filmes que fazem parte da filmografia de Charles Boyer e que podemos citar são: Coração em Ruinas, Cassino Royale, A Volta ao Mundo em 80 Dias, Desejos Proibidos, Como Roubar Um Milhão de Dólares e muitos outros.

O Ator, que descobriu sua paixão pelo cinema e pelo teatro aos 11 anos de idade, recebeu indicações ao Oscar pelos filmes: Conqueste (1937), Algies (1938), Gaslight (1944) e Fanny (1962)... Não ganhou em nehuma delas, mas foi premiado com um Oscar honorário em 1943.

Charles cometeu suicídio dois dia depois da morte da esposa, que morreu de câncer.

CURIOSIDADES...

Fanny seria interpretada por Audrey Hepburn, mas a atriz teve que recusar o papel devido outros compromissos.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Filme
  • Melhor Ator (Charles Boyer)
  • Melhor Trilha Sonora (Harold Roma)
  • Melhor Fotografia (Jack Cardiff)
  • Melhor Edição (William H. Reynolds)

2 comentários:

Marcelo A. disse...

Eu adorei esse filme! E você tem razão quando fala da fotografia... que colorido! Isso sem falar da Leslie. Nossa, que mulher linda!

Abração!

Marcelo A. disse...

Acabei de assistir Como Roubar Um Milhão de Dólares no TCM...

diHITT - Notícias