segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Oscar 1962 - Os Canhões de Navarone


Antes de começar essa maratona, não fazia ideia que a academia gostasse tanto de filmes de guerra. É um gênero que quase não fica de fora dessa premiação. Em 1962, o representante do gênero entre os indicados foi Os Canhões de Navarone.

The Guns of navarone recebeu, ao todo, sete indicações ao Academy Awards: Melhor Filme, Diretor, Montagem, Trilha Sonora, Som, Roteiro Adaptado e Melhor Efeitos Especiais; a única que ganhou.

Dirigido por John Lee Thompson, o drama se passa durante a Segunda Guerra e narra a trajetória de um grupo de aliados e sua missão; destruir os canhões alemães que se encontram n na ilha grega Navarone.

O filme conta com um super elenco estrelado por Gregory Peck, David Niven e Anthony Quinn. O roteiro foi adaptado por Carl Foreman de um livro escrito por Alistair MacLean, que, apesar de apresentar praticamente a mesma trama, recebeu várias mudanças, principalmente em relação aos personagens. Um bom exemplo disso é o personagem de Anthony Quayle (Roy Franklin), que foi criado especialmente para o filme.

Na época de seu lançamento, o sucesso de Os Canhões de Navarone foi tanto que o autor do livro escreveu uma continuação. Em 1978 essa continuação também ganhou as telas, mas com um elenco totalmente diferente. Comando 10 de Navarone (título dessa sequência) não foi tão bem recebido pela crítica e pelo público como o primeiro filme.


PERFIL: John Lee Thompson
John Lee Thompson nasceu Bristol, Inglaterra, e começou sua carreira nos palcos. Em 1975 foi contratado pela British International Pictures [para trabalhar como roteirista] e trabalhou como treinador de diálogo para Alfred Hitchcock.

Após o fim da Segunda Guerra, onde foi operador de telefone móvel para a Royal Air Force, teve sua primeira oportunidade de dirigir um filme. Muther Without Crime foi lançado, mas o sucesso mesmo só veio com seu segundo filme de Yellow Balloon.

Isso em seu país, porque só conquistou sua lugar em Hollywood quando substituiu Alexander Mackendrick na direção de Os Canhões de Navarone. Com o sucesso do filme, logo dirigiu seu segundo filme americano, Circulo do Medo, onde, mais uma vez, conduziu Gregory Pack. Esse filme ganhou um remake "Cabo do Medo" dirigido por Martin Scorsese em 1991.

Seus primeiros filmes foram seus maiores sucessos, mas, além deles, também dirigiu alguns filmes bastante conhecidos: Olho do Diabo, Os Reis do Sol e as continuações de "Planeta dos Macacos" são alguns deles.

Em toda sua carreira recebeu apenas uma indicação ao Oscar, nesse ano que estamos avaliando. O diretor morreu em 30 de agosto de 2002 com 88 anos de idade.

CURIOSIDADES...

- Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, faz uma referência ao filme quando o personagem Jules (Samuel L. Jackson) diz: Every time my fingers touch brain, I'm Superfly T.N.T., I'm the Guns of the Navarone!

- David Niven ficou muito doente depois de fazer uma cena onde ficava dentro da água, ele teve que ficar várias semanas internado em um Hospital.

INDICAÇÕES / PRÊMIOS:

  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Montagem
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Som
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Efeitos Especiais


Um comentário:

Marcelo A. disse...

Taí um filme que eu já tinha visto anteriormente e que não sabia que havia concorrido a melhor filme nessa cerimônia. Estou achando mesmo que havia filmes bem superiores aquele que ganhou, mas, melhor deixar minha opinião pra outra hora, né?

Assim como Julgamento em Nuremberg, Os Canhões de Navarone trazia um elenco estrelar. Filmaço daqueles que não se vê mais por aí.

Nossa, essa do David Niven não sabia...

Abração, meu velho!

=)

diHITT - Notícias