segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Oscar 1988 - As Baleias de Agosto / Adeus, Meninos


Tá, imagina um filme onde as personagens principais são interpretadas por grandes nomes da era áurea de Hollywood, já no fim da vida?  Imaginou?  Este é o caso de As Baleias de Agosto, The Whales of August, 1987, que trouxe às telas nomes de peso como Bette Davis, Vicent Price, Ann Southern - indicada ao prêmio de melhor atriz coadjuvante - e Lillian Gish.  Isso só é motivo suficiente para fazer do longa um daqueles que tem porque tem que ser assistido.  

  Baseado na peça do mesmo nome, de autoria de David Berry - que também assina o roteiro -, o filme nos apresenta a duas irmãs, viúvas e idosas, que viajam para uma casa de veraneio e observam as baleias que passeiam pela praia - no mês de agosto, claro!  Donas de temperamentos opostos, Libby (Davis), que não enxerga mais, e Sarah (Gish) têm “visões” diferentes da vida e do envelhecimento. Completam a “turma” o Sr. Maranov (Price) e Tisha (Southern), melhor amiga de Libby.  A história é, na verdade, uma grande metáfora a respeito da finitude, focando os embates entre as duas irmãs que, apesar dos pesares, mantêm-se unidas, sempre.

Com atuações memoráveis do elenco que, a essa altura, já não trabalhava tanto, As Baleias de Agosto é um filme sensível e tocante.  Destaque para a bela fotografia e para Lilian Gish que, aos 93 anos, tornava-se a atriz mais velha a protagonizar um filme

INDICAÇÃO:
- Melhor Atriz Coadjuvante: Ann Sothern

por Marcelo Antunes

-------------------------------------------------------------------
“Adeus, Meninos” é dirigido, escrito e produzido por Louis Malle (um dos grandes realizadores que o cinema já viu: seus filmes são cercados de discussões, pois muitas de suas obras tratam de assuntos polêmicos). O filme é  baseado  em acontecimentos vividos pelo próprio Malle , quando, aos doze anos, estudava em um colégio interno, na França de 1944.

Esse período da história foi marcado pela completa ocupação da França pelas tropas de Hitler. Muitos franceses eram resistentes à ocupação, entretanto outros eram passivos à situação e colaboravam com uma das maiores insanidades nazistas: a perseguição ao povo judeu.

Malle deixa esse “caos” todo em segundo plano, e apresenta para o espectador Julien Quentin (Gaspard Manesse), um menino de família rica que é enviado ao colégio Sr. Jean-de-la-Croix. Após suas férias de natal, a vida de Quentin seguia tediosa naquele internato, até que um dia ele conhece Jean Bonnett (Raphael Fejtö), um introvertido garoto que acabara de chegar ao colégio, e aos poucos ambos se tornam grandes amigos. O destino dos meninos será mudado quando a Gestapo aparece no internato procurando por judeus.

Louis Malle constrói com maestria o sentimento daquele garoto e os momentos vividos naquele colégio francês. “Louis Malle está entre os poucos cineastas que lograram fazer uma obra tão brilhante e ao mesmo tempo tão sincera” (fonte: Filmow).

INDICAÇÕES (2 indicações):
- Oscar de Melhor Roteiro Original: Louis Malle
- Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira: Louis Malle

por Rafael Castro

2 comentários:

Luís disse...

A respeito de "As Baleias de Agosto", quero dizer que eu realmente gostei de ver Bette Davis em idade tão avançada e ainda ativa, ainda que não muito ativa assim.

Sobre "Adeus, Meninos", não sei se achei um grande filme. Na verdade, achei bastante chato, lento, cansativo - nem a beleza da língua francesa e a história tendo enfoque em duas crianças me motivaram a gostar verdadeiramente do filme.

Rafael disse...

Sobre "As Baleias de Agosto" foi o primeiro filme que vi com Bette Davis( que fez muito bem seu personagem).

Adeus, Meninos foi uma das belas surpresas que tive nessa edicao de 88.Muito bom!

diHITT - Notícias