segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Oscar 1988 - Nos Bastidores da Notícia


Dirigido pelo já vencedor de Oscar James L. Brooks (melhor direção e roteiro adaptado por Laços de Ternura, de 1984), mas que nessa edição de 1988 não obteve o sucesso de outrora. James L. Brooks nos apresenta o dia-a-dia  de uma equipe de telejornal e as dificuldades que essa equipe, que trabalha na capital dos Estados Unidos, tem para manter a qualidade do material produzido. Isso serve somente como plano de fundo para um triângulo amoroso envolvendo a competente produtora do telejornal (Holly Hunter), o repórter muito amigo dela (Albert Brooks) e o elegante âncora recém-contratado (William Hurt).

O relacionamento dos três personagens mostra uma bela mulher talentosa que não sabe a quem ama de verdade, seu grande amigo que confidencia todos os seus problemas, mas não tem coragem de declarar seu verdadeiro sentimento por ela, e o elegante âncora que usa sua imagem e influência  para conseguir seus objetivos. Entretanto, percebe-se uma insegurança ou cautela por parte dos três protagonistas desse triângulo ao decidirem suas vidas amorosas, com receio de prejudicar suas carreiras e futuras promoções.

O filme mostra muito bem o que acontece nos bastidores de telejornal, ética sobre as matérias produzidas, sobre profissionalismo de cada membro da equipe. Obteve sete indicações ficando atrás apenas de O último imperador (9 indicações).

PERFIL: ALBERT BROOKS
Albert Brooks Lawrence (nascido Albert Einstein Lawrence, ele mudou seu sobrenome de Einstein para evitar confusão com o famoso físico) nasceu  em Bervely Hills, Califórnia, em 22 de julho de 1947. É um ator americano, dublador, comediante, escritor e diretor.

Trabalhou com stand up no início da carreira e, em 1976, ele apareceu em seu primeiro papel de destaque no tão aclamado Taxi Driver de Martin Scorsese, o papel fez com que Brooks se mudasse para Los Angeles entrando de vez na indústria cinematográfica.

Brooks dirigiu seu primeiro longa-metragem, Real Life, em 1979. Também escreveu e dirigiu “A musa” (1999), com Sharon Stone, e “Um visto para o Céu” (1991), no qual atuou ao lado de Meryl Streep.

Ele recebeu sua primeira e até então única indicação interpretando Aaron Altman em “Os Bastidores da Noticia”, de 1987. Trabalhou em Procurando Nemo, Os Simpsons (a série), Os Simpsons, o filme.

Em 2011, Brooks fez o papel de um gangster no filme Drive, ao lado de Ryan Gosling e Mulligan Carey; a crítica se mostra muito positiva com Brooks e destaca sua atuação como sendo um aspecto positivo do filme, tanto que seu nome foi indicado pelo Globo de Ouro e Independent Spirit Awards para melhor ator coadjuvante por sua performance.

CURIOSIDADES:
- Inicialmente seria a atriz Debra Winger que interpretaria a personagem Jane Craig;

- Apesar de fazer parte do elenco de “Nos Bastidores da Notícia”, Jack Nicholson não aparece nos créditos e nem foi pago por sua participação no filme. Este foi um pedido feito pelo próprio Nicholson, que não queria que seu nome distraísse a atenção do público em relação aos protagonistas do filme.

- Peter Hacker, que no filme interpreta Paul Moore, o diretor da Divisão de Notícias, trabalhou como correspondente jornalístico do canal NBC até um ano antes do início da produção desse filme.

- Vários jornalistas conhecidos nos Estados Unidos fazem pequenas participações no decorrer do filme.

INDICAÇÕES (7 indicações):
- Melhor Filme: James L. Brooks
- Melhor Ator: William Hurt
- Melhor Atriz: Holly Hunter
- Melhor Ator Coadjuvante: Albert Brooks
- Melhor Fotografia: Michael Ballhaus
- Melhor Edição: Richard Marks
- Melhor Roteiro Original: James L. Brooks

por Rafael de Castro

Um comentário:

Alan Raspante disse...

Típico filme que eu só conheço de nome... Tem que conferir qualquer dia desses ;D

diHITT - Notícias