segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Oscar 1988 - Um Grito de Liberdade / Jogue a Mamãe do Trem


“Um Grito de Liberdade” é dirigido por Richard Attenborough, grande realizador cinematográfico, ganhador duas estatuetas em 1982 pela direção e produção de “Gandhi”; ficou conhecido também por interpretar o papai Noel no filme “Um Milagre na Rua 34” (1994). A historia do filme se passa na África do Sul dos anos 70, onde imperava o regime do apartheid trazendo tensão e terror para a população daquele país.

Steve Biko (Denzel Washington), ativista negro que lutava contra o absurdo regime vigente em seu país, sempre buscou resgatar a auto-estima e confiança da população negra que se sentia inferiorizada pelo apartheid. Donald Woods (Kevin Kline) é jornalista branco que conhece e se torna amigo de Biko e, através do convívio e vivências com a comunidade negra, ele passa a ter conhecimento dos verdadeiros horrores impostos àquelas pessoas. Com o assassinato de Biko, Donald decide fugir da África do Sul para divulgar todos os acontecimentos cruéis que aconteceram no seu país para todo o mundo.

Denzel Washington já havia feito outros filmes, mas “Um Grito de Liberdade” lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, pela belíssima atuação como o ativista sul-africano. O filme ainda concorreu a outras duas estatuetas, sendo elas nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, não levando nenhum dos prêmios disputados.

Indicações:
1. Ator coadjuvante - Denzel Washington
2. Melhor canção original - "Cry freedom", por George Fenton e Jonas Gwangwa
3. Melhor trilha sonora – George Fenton e Jonas Gwangwa

por Rafael Castro
-------------------------------------------------------------------------------

Uma comédia ao estilo clássico do Danny DeVito. “Jogue a Mamãe do Trem”, filme dirigido pelo próprio DeVito, tem história simples e clássica em comédias desse tipo. Na edição de1988 do Oscar, a atriz Anne Ramsey, que interpretou a mãe do Owen (DeVito), teve a única indicação vinda do filme, como Melhor Atriz Coadjuvante.

No filme, Larry Donner (Billy Crystal) é um professor de um curso de escrita que odeia sua ex-mulher, alegando firmemente que ela roubou manuscrito do livro que ele tinha escrito, vindo a publicá-lo como se fosse da autoria dela. Já Owen (Danny DeVito), aluno de Larry, mora com sua mãe (Anne Ramsey), que o atormenta com agressões gratuitas, tanto verbais quanto físicas. Percebe-se facilmente a predileção do Owen para escrever histórias de mistérios, crimes e assassinatos. Owen achando que não recebia a atenção merecida nas aulas começou a perseguir seu professor em busca de atenção. Devido a uma sequência de frases mal colocadas e um mal entendido, Owen chegou a conclusão que o professor o tinha sugerido uma troca de crimes: ele matava a ex-mulher do professor e o professor matava a mãe dele. A partir daí a história do filme se desenvolve.

O filme não é nenhuma grande obra-prima que o torne nome obrigatório na lista de filmes a ver de qualquer cinéfilo. Mas é um filme a ser assistido numa tarde que não se tenha nada a fazer, ou em uma noite sem sono.

INDICAÇÃO:
1. Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Ramsey

por Levi Ventura

2 comentários:

Luís disse...

"Jogue a Mamãe do Trem" consegue ser engraçadinho e tem seus bons momentos. Mas a coisa que me deixou encucado foi: será que Ramsey recebeu a indicação pela sua interpretação ou pela sua personagem? Alguma coisa me diz que o tom exagerado da sua personagem é muito mais "cativante" do que ela mesma.

Levi Ventura disse...

Um bom ponto a ser considerado.
Não tinha pensado por esse lado, agora que você falou eu fiquei em dúvida.

Levi Ventura

diHITT - Notícias