sexta-feira, 12 de março de 2010

Oscar 1977 - Está Terra é Minha Terra


Bound for Glory, ou Está Terra é Minha Terra - como é conhecido aqui no Brasil - é um filme biográfico que se passa durante a grande depressão, em 1930 e conta a trajetória de um dos grandes nomes da música. Nessa época, a Califórnia era o único estado industrializado da região centro oeste do Estados Unidos e, por isso, muitos imigrantes chegaram em busca de emprego. Um desses imigrantes foi Woodrow Wilson "Woody" Guthrie - que no filme é interpretado por David Carradine - um famoso cantor e compositor de músicas folk.

Está Terra é Minha Terra foi dirigido por Hal Ashiby (do também indicado ao Oscar Coming Home), e roterizado por Robert Getchell do livro (Bound for Glory) de mesmo nome. O título aqui no Brasil faz referência a música "This Land Is Your Land" uma das mais famosas de Woddy Guthrie e dos Estados Unidos. Aliás, Guthrie ficou muito conhecido por usar a música para expressar sua opinião sobre as condições enfrentadas pela classe trabalhadora da época.

No filme, vemos que o personagem principal mora em Okemah - em Oklahoma, uma pequena cidade que sofre com o desemprego e enormes tempestades de areia. Para sustentar sua família, ele trabalha pintando letreiros, e devido a dificuldade decide migrar para Califórnia. Depois de percorrer um longo e complicado caminho, Guthrie chega ao seu destino e percebe que tudo não passa de sonhos, pois, na Califórnia as coisas são muito mais difíceis

Além de David Carradine, fazem parte do elenco Ronny Cox, Melinda Dillon, Gail Strickland, John Lehne, Ji-Tu Cumbuka e Randy Quaid. Bound for Glory recebeu várias indicações ao Oscar de 1977, Incluindo Melhor Filme. Saiu como vitorioso nas categorias "Melhor Fotografia" e "Melhor Trilha Sonora". Além disso, também recebeu indicações em várias outras premiações do cinema, como Globo de Ouro e Cannes.

Perfil: David Carradine

Nascido como John Arthur Carradine, David ficou conhecido pelo seu papel na série de TV "Kung-Fu" exibida em 1972 até 1975. No programa interpretou Kwai Chang Caine, um monge que faz uma viagem pelo velho oeste americano em busca do irmão. David é filho de John Carradine, um ator muito conhecido pelos seus filmes de terror e faroeste.

Após a série de TV, o ator logo começou sua carreira no cinema. Seus primeiros filmes foram: Targgart (1965), Heaven With Gun (1969), Death Race 2000 (1975) e no comentado acima "Esta Terra é Minha Terra" pelo qual ganhou o National Board of Review de Melhor Ator. Também foi indicado ao Globo de Ouro pelo pepel de Woody Guthrie.

Durante algum tempo a carreira de David Carradine ficou meio apagada, mas em 2003, Quentin Tarantino escalou Carradine para fazer o papel título de um de seus filmes. Kill Bil foi um sucesso e, além de gerar ótimas críticas e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, foi por causa do personagem Bill que David ficou conhecido pela nova geração.

No dia 4 de Junho de 2009, David Carradine foi encontrado morto em um quarto de hotel em Bancoc, na Tailândia. A Policia trabalhava com a hipótse de suicídio, porém, mais tarde as autoridades passaram a acreditar em morte acidental; resultado de uma asfixia auto-erótica. No cinema seus últimos filmes foram True Legend e Stretch; na Tv foi em um dos episódios da série Mental.

INDICAÇÕES
  • Melhor Filme
  • Melhor Figurino
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Fotografia - Haskell Wexler
  • Melhor Roteiro Adaptado - Robert Getchell
  • Melhor Montagem - Robert Jones e Pembroke J. Herring

Por: Thiago Paulo

2 comentários:

Marcelo A. disse...

Nunca vi Esta Terra É Minha Terra, Thiago, mas fiquei curioso pra conferir. Melhor do que Rocky, garanto que é. Em todo caso, tem o finado Carradine - que se foi no dia do meu aniversário, acredita?

Gozado. Ainda há pouco pensava aqui, com meus botões: "Ei, hoje não é dia do post do Thiagão?" E como sempre, você mandou muito bem...

Abraço!

Thiago Paulo disse...

Pois é Marcelo, escrivo o texto hoje..rs Nossa, no dia do seu aniversário? Bom, não sei se indicaria ele como Melhor Filme, mas,Carradine está muito bem. Até achei estranho ele não estar na categoria Melhor Ator.

Foi difícil achar esse filme, mas eu gostei.

Abraço.

diHITT - Notícias