segunda-feira, 15 de março de 2010

Oscar 1977 - Face a Face


Ingmar Bergman, um dos grandes nomes do cinema sueco - e mundial -esteve presente na 49ª Edição dos Academy Awards com Face a Face (Ansikte mot ansikte, no original), concorrendo pelas categorias de Melhor Direção e Melhor Atriz.

O filme nos conta a história de Jenny Isaksson - papel de Liv Ullmann-, uma psiquiatra casada com outro psiquiatra. Donos de sólidas carreiras, suas vidas viram de ponta cabeça quando Jenny passa a sofrer de perturbações mentais. Após tentar matar-se, a médica fica entre a vida e a morte e vê todas as pessoas que tiveram, de alguma forma, importância para ela.

Produzido, escrito e dirigido por Bergman e com uma trilha sonora luxuosa que inclui Mozart, Face a Face, embora não seja o melhor trabalho do diretor, é uma daquelas obras que merecem ser vistas. Com ares de drama psicanalítico, o filme é todo de Ullmann, que brilha na pele da psiquiatra atormentada. Vale a pena conferir.

PERFIL: Liv Ullmann.

Liv Ullman é uma atriz norueguesa, nascida em Tóquio, cujo primeiro papel no cinema foi em Persona, de Ingmar Bergman, com quem foi casada por cinco anos. Também é diretora e embaixadora da UNICEF. Um deseus grandes sucessos foi O Ovo da Serpente, aquele que é apontado como o único filme hollywoodiano de Bergman.

Foi considerada, durante os anos 70, uma das atrizes mais respeitadas, além de um ícone feminino. Ganhadora de vários prêmios, foi indicada duas vezes ao Oscar, por seus desempenhos em The Emigrantes e Face to Face. Perdeu, durante os anos 2000, o prêmio de Melhor Filme, por Faithless, para Dançando no Escuro, com a cantora Bjork, no Festival de Cannes.

CURIOSIDADES: Você sabia...

... que no início de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, o personagem deAllen se recusa a ver Face a Face após chegar alguns minutos atrasado para a sessão?

... que o filme foi concebido inicialmente como uma série e,portanto, precisou ser editado para ser levado às telas?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Diretor
  • Melhor Atriz

Por: Marcelo Antunes

Um comentário:

Thiago Paulo disse...

Vou ver se assisto face a Face ainda essa semana.

Nunca vi nenhum filme do diretor, mas quando li uma bigrafia da Liv Ullman, fiquei morrendo de vontade de ver os filmes deles. Aliás, bem legal o livro, principalmente as partes onde ela comenta sobre seu casamento com Ingmar Bergman.

Até +

diHITT - Notícias