
Quem nunca ouviu falar no "Caso Watergate"? Pois bem, o escândalo que abalou a política americana no início da década de 1970 e que levou o então presidente Richard Nixon à renúncia, serviu de pano de fundo para "Todos Os Homens do Presidente" (All The President's Men), longa-metragem dirigido por Alan J. Pakula e indicado ao Oscar de Melhor Filme na 49ª Edição dos Academy Awards.
Baseado no livro homônimo escrito pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, o filme conta a história dos próprios Woodward e Bernstein - interpretados por Robert Redford e Dunstin Hoffman, respectivamente -, repórteres do The Washington Post que descobrem todo um esquema de lavagem de dinheiro e espionagem. Através de um funcionário do alto escalão do governo conhecido como Deep Throat, o Garganta Profunda, o personagem de Redford recebe pistas para a investigação. O trabalho e os esforços dos dois profissionais em elucidar o caso é o mote do filme.
Dirigido por Pakula (A Escollha de Sofia) e roteirizado por William Goldman (Butch Cassidy and Sundence Kid), o filme foi indicado a oito Oscar, abocanhando quatro estatuetas e sendo lembrado até hoje como um dos grandes filmes sobre política e corrupção.
Perfil: Robert Redford

Como diretor levou o Oscar em 81 por "Gente Como A Gente" (Ordinary People), ganhando do favorito "Touro Indomável", de Martin Scorsese.
Também é o criador do Festival de Sundance, o maior festival americano de filmes independentes.
Recebeu um Oscar honorário em 2002.
Curisosidades: Você sabia que...
... outros filmes retraram o Caso Watergate, como Forrest Gump e Nixon? E que no longa de Spielberg, Forrest é quem descobre o escândalo?
... o filme Frost/Nixon retrata as entrevistas dadas pelo ex-presidente Nixon ao jornalista David Frost, em 77?
... Redford comprou os direitos do livro com a ideia de adaptá-lo para o cinema?
... o faturamento seguiu a fórmula já adotada por James Stewart e John Wayne em "O Homem Que Matou o Facínora' , com Redford faturando em cima de Hoffman nos trailers e cartazes e Hoffman levando a melhor no filme em si?
... Garganta Profunda também era o nome do informante do agente Fox Mulder na primeira temporada de Arquivo X, além de ser o título de um clássico do cinema pornô americano?
INDICAÇÕES:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor
- Melhor Atriz Coadjuvante - Jane Alexander
- Melhor Edição
- Melhor Ator Coadjuvante - Jasons Roberts
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Som
- Melhor Roteiro Adaptado
Por: Marcelo Antunes
3 comentários:
Sem dúvida esse filme e Intrigas do estados são os melhores filmes sobre Jornalismo Investigativo. Gostei muito, e a cena final é excelente.
Abraço.
É mesmo um filmaço, Thiagão, e o final é mesmo ótimo! Outra cena que merece atenção é aquela das portas fechadas. Vale muiiiiito a pena conferir! Com certeza, um clássico - jovem, mas já clássico.
Abração!
òtimo ano. ainda não vi esse filme, mas os outros indicados sim! fico noa aguardo da analise de vocês.
Postar um comentário