sábado, 6 de março de 2010

Oscar 1977 - Todos os Homens do Presidente


Quem nunca ouviu falar no "Caso Watergate"? Pois bem, o escândalo que abalou a política americana no início da década de 1970 e que levou o então presidente Richard Nixon à renúncia, serviu de pano de fundo para "Todos Os Homens do Presidente" (All The President's Men), longa-metragem dirigido por Alan J. Pakula e indicado ao Oscar de Melhor Filme na 49ª Edição dos Academy Awards.

Baseado no livro homônimo escrito pelos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, o filme conta a história dos próprios Woodward e Bernstein - interpretados por Robert Redford e Dunstin Hoffman, respectivamente -, repórteres do The Washington Post que descobrem todo um esquema de lavagem de dinheiro e espionagem. Através de um funcionário do alto escalão do governo conhecido como Deep Throat, o Garganta Profunda, o personagem de Redford recebe pistas para a investigação. O trabalho e os esforços dos dois profissionais em elucidar o caso é o mote do filme.

Dirigido por Pakula (A Escollha de Sofia) e roteirizado por William Goldman (Butch Cassidy and Sundence Kid), o filme foi indicado a oito Oscar, abocanhando quatro estatuetas e sendo lembrado até hoje como um dos grandes filmes sobre política e corrupção.

Perfil: Robert Redford

Charles Robert Redford, nascido em 18 de agosto de 1936, foi considerado durante muitos anos como um dos homens mais charmosos do cinema. Seu talento provou que Robert era mais que um sex symbol. Como ator estrelou grandes sucessos como "Caçada Humana", "Butch Cassidy and Sundence Kid", "Descalços no Parque", "Golpe de Mestre" e, claro, "Todos Os Homens do Presidente". Recebeu uma nomeação por melhor ator por "Um Golpe de Mestre", em 1973, e o Framboesa de Ouro, como pior ator, por Proposta Indecente, em 93.

Como diretor levou o Oscar em 81 por "Gente Como A Gente" (Ordinary People), ganhando do favorito "Touro Indomável", de Martin Scorsese.

Também é o criador do Festival de Sundance, o maior festival americano de filmes independentes.

Recebeu um Oscar honorário em 2002.

Curisosidades: Você sabia que...

... outros filmes retraram o Caso Watergate, como Forrest Gump e Nixon? E que no longa de Spielberg, Forrest é quem descobre o escândalo?

... o filme Frost/Nixon retrata as entrevistas dadas pelo ex-presidente Nixon ao jornalista David Frost, em 77?

... Redford comprou os direitos do livro com a ideia de adaptá-lo para o cinema?

... o faturamento seguiu a fórmula já adotada por James Stewart e John Wayne em "O Homem Que Matou o Facínora' , com Redford faturando em cima de Hoffman nos trailers e cartazes e Hoffman levando a melhor no filme em si?

... Garganta Profunda também era o nome do informante do agente Fox Mulder na primeira temporada de Arquivo X, além de ser o título de um clássico do cinema pornô americano?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Jane Alexander
  • Melhor Edição
  • Melhor Ator Coadjuvante - Jasons Roberts
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Som
  • Melhor Roteiro Adaptado
Por: Marcelo Antunes

3 comentários:

Thiago Paulo disse...

Sem dúvida esse filme e Intrigas do estados são os melhores filmes sobre Jornalismo Investigativo. Gostei muito, e a cena final é excelente.

Abraço.

Marcelo A. disse...

É mesmo um filmaço, Thiagão, e o final é mesmo ótimo! Outra cena que merece atenção é aquela das portas fechadas. Vale muiiiiito a pena conferir! Com certeza, um clássico - jovem, mas já clássico.

Abração!

Jenson J, disse...

òtimo ano. ainda não vi esse filme, mas os outros indicados sim! fico noa aguardo da analise de vocês.

diHITT - Notícias