domingo, 1 de agosto de 2010

Abertura: Oscar 1962 - 34º Academy Awards

Jerome Robbins e Robert Wise (diretores de Amor, Sublime, Amor)

Depois de analisar as cerimônias dos anos de 1942, 1951, 1977, 1981, 1999, 2006, o “Um Oscar Por Mês” decide se dedicar a década de 60, uma década do Oscar que ainda não havia sido analisada pelos membros desse blog. O ano escolhido foi o de 1962, que teve como grande vencedor o musical Amor, Sublime Amor, de Robert Wise e Jerome Robbins.

Todos nós sabemos que o clássico musical é muito querido por diversas pessoas, mas, também, existe uma certa parcela de público que questiona a vitória do longa-metragem na categoria principal. Afinal, existia um outro cultuado filme que estava concorrendo aquele ano, Julgamento em Nuremberg.

O musical levou a melhor, e ganhou em dez categorias, enquanto o filme de tribunal faturou apenas duas estatuetas (mas conseguiu garantir uma importante vitória de roteiro sobre Amor, Sublime Amor). Ainda podemos encontrar, na lista desse ano, outros clássicos como Bonequinha de Luxo, A Doce Vida e Os Canhões de Navarone.

Nessa cerimônia, tivemos dois momentos históricos para o Oscar. Era a primeira vez que uma dupla de diretores ganhava na categoria de direção (o caso mais recente, onde esse feito voltou a se repetir, foi com Joel e Ethan Coen por Onde Os Fracos Não Têm Vez). No setor de atuações, tivemos ainda a primeira atriz a vencer a estatueta por um filme que não era falado em inglês. Sophia Loren, que não estava presente na festa, conseguiu o feito por seu desempenho em Duas Mulheres. A única atriz que conseguiu repetir esse feito foi Marion Cotillard, por Piaf – Um Hino Ao Amor.

Portanto, o Oscar de 1962 está repleto de filmes cultuados e de qualidade. Sem falar, claro, que existem produções para todos os gostos. Fico, então, muito grato por ter sido convidado a fazer parte dessa jornada do “Um Oscar Por Mês”. Posso dizer que a minha estreia aqui na equipe começou com um Oscar muito interessante.

Eu sou Matheus Pannebecker, do blog Cinema e Argumento. Sou cinéfilo de carteirinha desde que descobri em "As Confissões de Schmidt" o meu filme favorito - e também foi o primeiro que conseguiu me levar às lágrimas. Escrevo na internet faz quatro anos e também acompanho inúmeros seriados, sendo "Six Feet Under" o meu favorito de todos os tempos. Atualmente, cursto o quarto semestre da faculdade de jornalismo e também possuo um programa de rádio semanal sobre cinema. Sou um cinéfilo bem cabeça aberta e a única coisa que não permito é falar mal de Meryl Streep. Espero poder contribuir para essa ideia muito original que é trabalhada aqui. no "Um Oscar Por Mês". Bons filmes a todos e que comecem as análises sobre essa cerimônia!


2 comentários:

Dioni Rodrigues disse...

Luis, eu postei pra vc o filme de novo pelo Megaupload , arquivo único .

Saulo S. disse...

Ano incrível esse, "Amor sublime amor", "Bonequinha de luxo" e "A doce vida", bons tempos do Oscar!

diHITT - Notícias