terça-feira, 30 de março de 2010

Opinião Oscar 1977 - Porque Rocky Venceu?

Sylvester Stallone e Muhammad Ali - 49ª Edição do Oscar
Mil novecentos e setenta e sete marca uma das maiores injustiças da história (tradicionalmente injusta) da premiação da Academia. Em um ano com tantos filmes muito superiores a Rocky (e não só os indicados mais outros como: Carrie, Império dos Sentidos, Novecento, Morte do Bookmaker Chinês, Profecia e O Inquilino) causa estranheza a vitória do melodrama do lutador pobre sobre filmes muito mais importantes e interessantes. Fazendo uma comparação, a vitória em 77 pode ser encarada com a mesma surpresa das vitórias de Shakespeare Apaixonado, Chicago e Quem quer ser um Milionário por exemplo.

A pergunta (que eu mesmo propus) era o porquê dessa vitória ter ocorrido. Certeza são impossíveis e cinema é algo muito subjetivo, além de termos de levar em consideração o momento histórico em que a premiação aconteceu.

Depois da “piaba” que os ianques levaram no Vietnã o que menos se queria era jogar a “moral do modo de vida americano” mais pra baixo ainda. Por isso, pode-se especular que num ano essencialmente marcado pelo cinema político que uma decisão do mesmo calibre definiu o vencedor da premiação artística (empatado com o Grammy na época) mais importante dos Estados Unidos.

Se formos analisar artisticamente a vitória indica uma escolha pelo óbvio, pelo convencional e pelos temas já reciclados a exaustão pelo cinema americano.

Uma pena já que o ano de 1976 para o cinema resumiu-se a muito mais do que um camarada socando a fuça de outro.
Por: Alexandre Landucci
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se há uma coisa que aprendemos analisando as três edições do Oscar até então, é que nem sempre os verdadeiros merecedores são consagrados como melhores. Para muitos, Cidadão Kane é o grande filme de todos os tempos, no entanto, não levou o prêmio em 42. A 71ª edição ficou marcada como aquela em que Shakespeare Apaixonado abocanhou sete estatuetas - justas ou não. E, finalmente, em 1977 encontramos a história de um boxeador que nocauteou a Academia e que entrou para a história como um dos anos mais "injustos" de todos os tempos.

Se levarmos em conta que entre os concorrentes de Rocky, Um Lutador havia títulos como Todos Os Homens do Presidente e Rede de Intrigas, somos mesmos forçados a dar o braço a torcer. Explicações para o fato existem aos montes: para uns, a Academia preferiu escolher um filme que narra uma história de superação e garra depois da derrota americana no Vietnã e preterir filmes muito políticos como "Todos Os Homens..." - principalmente se levarmos em conta que o escândalo do Watergate realmente estava "fresco".

Para os que curtem cinema, vale a pena conferir os títulos da 49ª Edição e daí formar sua própria opinião. Afinal, justiça ou injustiça, uma coisa é certa: o filme de Avildsen entrou para a história. Amado ou odiado - mas entrou para a história.
Por: Marcelo Antunes
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porque Rocky levou o oscar de 1977? Confesso que nem sabia como começar esse texto, porque está é uma pergunta cuja resposta eu não sei. Não que ache o filme ruim, até gosto, mas seus concorrentes são muito mais completos - cinematograficamente falando. Sendo assim, sem dúvida nenhuma, a 49ª Edição do Oscar está na lista das mais injustos da história da premiação.

Todos os Homens do Presidente é um filme incrível, o melhor sobre jornalismo. Rede de Intrigas é o melhor filme sobre os bastidores da TV. Quem assiste pela primeira vez nem acredita que se trata de uma história fictícia, porque tudo é tão real. E os personagens e as atuaçôes desses filmes? Sem comentários, fica até difícil escolher quem está melhor. Não posso me esquecer de Martin Scorsese e seu Taxi Drive que assim como os outros dois comentados acima, é uma obra-prima do cinema. Três filmes essências, que mereciam muito mais que Rocky, um Lutador.

Bom, é isso, não acredito que o filme do Sylvester Stallone foi a escolha correta dos membros da academia, e deixo claro que não é preconceito contra o gênero, não. Até porque, teve outros filmes com histórias parecidas que mereceriam sair como vencedor, peguem como exemplo "O Lutador" que pra mim é muito bom e merecia pelo menos ser indicado como "Melhor Filme" em 2009 e não foi.

Não acho que Rocky seja muito ruim, porém, de forma alguma supera Taxi Driver, Todos os Homens do Presidente e Rede de Intrigas. Segundo algumas opiniões, o último filme da saga é até melhor que o primeiro, então, pra mim não existe explicação para o que aconteceu nessa edição do Oscar.
Por: Thiago Paulo

2 comentários:

Marcelo A. disse...

Os textos estão ótimos, mas a foto foi um achado!

=)

douglas disse...

É só tu analisar qual destes filmes é o mais lembrado até hoje que vai perceber porque o Balboa venceu o Oscar!!!Até hoje o filme emociona e tu sitou inclusive Carrie como sendo melhor,forçou a amizade amigão!!!Todos os homens do presidente é ótimo,Taxi Driver nem se fala,mas nenhum deles se compara e não são lembrados nem 10% do que é Rocky!!!!Sendo assim venceu quem merecia vencer...

diHITT - Notícias