sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - Central do Brasil


É difícil hoje em dia, encontrar uma pessoa que não tenha assistido ou ao menos escutado falar de “Central do Brasil”. Do diretor Walter Salles, Central do Brasil foi um dos filmes brasileiros de maior visibilidade fora de nosso país. Direção primorosa, atuações magníficas e uma história simples e emocionante são o segredo do que levou o filme a ser indicado a tantos prêmios internacionais, inclusive o de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro).

O filme conta a história de Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos em uma estação de trem movimentada do Rio de Janeiro. Uma senhora chamada Ana vem escrever uma carta com o seu filho Josué (que não conhece seu pai e tem isso como um sonho). Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica só. Dora resolve então ajudar o menino a chegar ao Nordeste para encontrar seu pai. Durante a viagem cheia de altos e baixos, Dora e Josué criam uma grande amizade na busca pelo pai de Josué.

A direção de Walter Salles chega a impressionar pela qualidade. A questão de o ambiente ir ficando mais limpo e amplo à medida que os personagens vão fortalecendo a amizade e remodelando suas idéias, é uma jogada de gênio!

Perfil: Fernanda Montenegro

Descendente de portugueses e italianos, seu nome verdadeiro é Arlette. Em 1953, casou com o ator Fernando Torres, adquirindo o sobrenome. Escolheu o nome artístico Fernanda, pois segundo ela, o nome tem uma sonoridade que lembra os personagens de Balzac ou Proust.

Primeiramente trabalhou no rádio fazendo traduções e adaptações para o formato de radionovelas. Estreou no teatro em 1950 ao lado do marido. Fernanda tem 2 filhos e divide seu trabalho entre teatro, televisão e cinema. Já chegou a receber o convite para ser Ministra da Cultura, apesar de receber apoio, recusou o convite.


Curiosidades: Você sabia que...

... Central do Brasil foi filmado em 9 semanas e em 4 estados brasileiros?

... Na cena da procissão foram utilizados mais de 700 figurantes?

... A equipe do filme rodou mais de 10.000 Km pelo Brasil?...

... Em adaptação estrangeira, o filme também é chamado de Fala Brasil?

... Fernanda Montenegro foi a primeira atriz latino-americana a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz?

Por: Levi Ventura

2 comentários:

Joicinha disse...

Estava no período escolar quando assisti esse filme. Vale a pena conferir.
Essa busca pelas raízes e a esperança de encontrar o pai.
Fora as imagens do nordeste coração do Brasil, momento histórico e muito simbólico.

ótima dica
bjs

Joicinha

Unknown disse...

Ahh... Fernanda Montenegro tem que ser a primeira atriz brasileira a ganhar um Oscar. Ela sempre é perfeita. Casa de Areia tbm me mata...

Agora ela precisa de outro papel notável num outro filme notável...
"Campanha - Um Oscar para Fernanda Montenegro!" amo³

Gostei do blog, BTW!

diHITT - Notícias