terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - O Resgate do Soldado Ryan


Como já comentado por aqui no blog, na 71ª edição do Oscar dois filmes do gênero guerra foram indicados na categoria Melhor Filme; Além da Linha Vermelha de Terrenci Mallick e O Resgate do Soldado Ryan de Steven Spielberg. Vencedor de cinco estatuetas na cerimônia - Melhor Fotografia, Som, Efeito Sonoro, Montagem e Melhor Diretor- o filme foi um sucesso, tanto de crítica como de público.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e começa com a invasão da Normandia - na praia de Omaha - pelas tropas aliadas, no Dia D. Após o desembarque e invasão, o roteiro foca na história do capitão John Miller (Tom Hanks) e seu batalhão (Tom Sizemore, Edward Burns, Barry Pepper, Vin Diesel, Giovanni Ribisi, Adam Goldberg e Jeremy Davies), que são designados para um missão paralela a guerra: Descobrir o paradeiro e resgatar o paraquedista James Ryan (Matt Damon), que é o único sobrevivente de quatro irmãos que deixaram sua casa para lutar na mesma guerra.

O filme chamou muita atenção pelo seu realismo. Na cena de abertura - já citada acima - o telespectador fica atônito durante 24 minutos e, por isso, é uma das cenas mais comentadas e inesquecíveis do cinema. Foi eleita como "Melhor Cena de Batalha de todos os tempos" pela revista Empire, e como um dos "50 Grandes Momentos do Cinema" pela TV Guide. O roteiro, escrito em 1994 por Robert Rodat é vagamente baseado numa história verídica de quatro irmãos que morreram durante a Guerra Civil Americana. A história chegou as mãos de Spielberg atráves de Hanks, e após ler o trabalho de Robert, decidiu filmá-lo.

Não podemos esquecer de mencionar a Fotografia, assinada por Janusz Kaminski, e a Trilha Sonora do mestre John Willians - que já trabalhou com Steven Spielberg inúmeras outras vezes. Ambos fizeram um excelente trabalho, que contribuiu muito para o resultado final do filme. O Resgate do Soldado Ryan foi o filme de maior bilheteira em 1998, e além do Oscar, foi indicado para vários outros prêmios do cinema. Atualmente é o 71º filme da lista " AFI's 100 Years... 100 Movies" do American Film Institute.

Perfil: Tom Hanks

Thomas Jeffrey Hanks, mais conhecido apenas como Tom Hanks é um dos atores mais talentosos e renomados de Hollywood. Nascido em Concord, na Califórnia, começou a atuar no teatro quando ainda estava na universidade. Depois se mudou para Nova Iorque, onde conseguiu um pequeno papel no cinema no filme He Knows You're Alone. Porém, só foi chamar a atenção do público mesmo em 1984 com Splash - Uma Sereia em Minha Vida, sua primeira parceria com o diretor Ron Howard (trabalhou novamente com ele em Apollo 13, O Código da Vinci e Anjos e Demônios).

Em 1988 atuou em "Quero ser Grande" clássico da sessão da tarde que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Depois de cinco anos, foi indicado e levou pra casa a estatueta dourada por Philadelphia (onde interpretou um advogado homossexual que é demitido após ser diagnosticado como soropositivo) e Forrest Gump. Recebeu mais duas nomeações: Em 1999 por O Resgate do Soldado Ryan e em 2001 por Náufrago, onde concorreu com Russell Crowe e Javier Bardem.

Além de ator, Tom Hanks também é diretor e produtor. Em 1996 dirigiu e atuou no filme "The Wonders - O sonho não acabou" e em 2001 foi parceiro de Steven Spielbeg como produtor da minissérie Band of Brothers, onde também foi o diretor de um dos episódios. Esse ano, a dupla volta a trabalhar juntos em The Pacific, outra minissérie sobre a Segunda Guerra. Também foi produtor de Casamento Grego, Lucas - Um intruso no formigueiro, Jogos do Poder, Onde Vivem os Monstros e etc.

Hanks tem uma filmografia cheia de sucessos, desses podemos citar: À Espera de um Milagre, Estrada para Perdição, Prenda-me Se For Capaz, O Terminal; e as animações Toy Story, Carros e Explesso Polar.


Curiosidades: Você Sabia que...

... O filme serviu de inspiração para o famoso game Medal of Honor?


INDICAÇÕES:

Melhor Filme
Melhor Diretor - Steven Spielberg
Melhor Ator - Tom Hanks
Melhor Roteiro Original
Melhor Edição
Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia
Melhor Som
Melhor Edição de Som
Melhor Maquiagem
Melhor Trilha Sonora Original - John Willians

Por: Thiago Paulo

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias