quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - Politicamente Incorreto / Um Plano Simples

Warren Beatty, o astro americano que revelou ter ido para a cama com 12.775 mulheres, ainda arruma tempo para, vez ou outra, atuar, dirigir e escrever para o cinema. Um exemplo dessa sua “versatilidade” é Politicamente Incorreto (Bulworth) que, em 1999, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Assinado por Beatty – que também dirige e protagoniza o longa - e Jeremy Pikser, o filme conta a história de Jay Bulworth, senador democrata que tenta sua reeleição. Vivendo um casamento sem sentido e percebendo que a sua carreira política não vai longe, resolve dar um basta. Negocia uma apólice de seguro de 10 milhões de dólares e contrata um matador profissional para dar cabo da própria vida. Aproveitando o tempo que lhe resta, Jay decide pôr a boca no trombone e falar tudo o que pensa, fazendo com que se torne o político mais popular dos Estados Unidos. Nesse meio tempo, envolve-se com Nina,vivida por Hale Berry, uma jovem ativista que é atraída pelo seu novo discurso. Percebendo a grande burrada que fez, Bulworth decide voltar atrás e tenta, a todo custo, cancelar o plano. Só que pode ser tarde demais.

Para a turma do politicamente correto, fica o aviso: o filme, conforme o título em português, passa longe disso. Das grandes organizações até os negros e judeus, nada escapa da metralhadora giratória de Jay Bulworth. Atenção para a cena em que, durante uma festa, o senador dança, bebe e fuma maconha, e claro, para a fotografia de Vittorio Storaro e a trilha sonora de Ennio Morriconne.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro Original
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Com duas indicações - Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado - na 71ª edição do Oscar, Um Plano Simples é um filme dirigido por Sam Raimi (Homem Aranha e Evil Dead) que traz como elenco principal: Bill Paxton, Bridget Fonda e Billy Bob Thornton. O filme é mais famoso pelo seu roteiro, assinado por Scott Smith, que nos apresenta um suspense bastante complexo.

Na história, Hank Mitchell - personagem de Paxton - é um cara que vive de maneira tranquila; tem um emprego e uma esposa- Bridget Fonda - que está grávida. É um cara normal e muito respeitado pelos moradores da cidade onde mora. Porém, um dia, vai até o cemitério visitar o túmulo de seu pai junto com seu irmão Jacob - Thornton - e mais um amigo. Na volta para casa, o trio acaba avistando os destroços de um avião, e dentro dele encontram uma mala com 4,4 milhões de dólares. Hank quer entregar o dinheiro à polícia, mas não convence seu irmão e seu amigo, que preferem ficar com toda a grana e depois dividí-la entre eles. Por insistência de Mitchell, todos acabam concordando em manter tudo em segredo, até que o avião seja encontrado, para só depois decidir o que fazer com o dinheiro, porém, o plano não dá tão certo e o dinheiro acaba trazendo grandes consequências para vida de cada um.

Baseado em um livro de mesmo nome, o roteiro trabalha na questão da ganância do ser humano por dinheiro e até que ponto ele é capaz de chegar para ficar com uma mala cheia de dinheiro. O final do filme é perturbador e sem dúvida um soco no estômago, não só dos personagens, mas também de quem assiste.  O roteiro é excelente, e a direção de Raimi é ótima, mas o destaque de Um Plano Simples fica mesmo com Billy Bob Thornton, que dá um show de interpretação como Jacob. Quando o personagem entra em cena é possível perceber que aquilo ali não é só caracterização (O ator está bastante diferente), mas também um ótimo trabalho do ator. Vale a pena conferir só por esse motivo.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Ator Coadjuvante - Billy Bob Thornton
  • Melhor Roteiro Adaptado - Scott Smith
Por: Marcelo Antunes e Thiago Paulo

2 comentários:

Antonoly Maia disse...

Sinceramente não consigo ir com os "cornos" desse tal de Warren Beatty, só pelo fato do cara tirar onda dizendo que comeu inúmeras mulheres, já apaga o seu talento.
Um abraço!

Unknown disse...

Cara, eu peguei esse "Um Plano Simples" por sorte, numa madrugada. Me apaixonei. Além do plano, o filme tbm é bem simples oiq/. amo³

diHITT - Notícias