sábado, 6 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - A Outra História Americana / Hilary e Jackie


Lançado em 1998, A Outra História Americana - cujo título original é American History X - foi distribuído pela New Line Cinema e chamou a atenção dos críticos e cinéfilos pelo seu conteúdo. Dirigido por Tony Kaye e roteirizado por David McKenna, o filme chocou o público com sua argumentação forte a respeito do posicionamento racista do personagem principal. Uma de suas cenas inclusive integra listas de cenas mais violentas do cinema - Derek, um neonazista, depois de atirar num rapaz negro, obriga-o a pôr a boca na sarjeta e pisa em sua cabeça. Até hoje essa cena é lembrada por muitos e é considerada muito cruel.

Derek age com mãos de ferro quando o assunto é a superioridade dos americanos em relação a todos os outros que vão para a América tentar a vida. Suas raiva é direcionada contra os negros, hispânicos, nipônicos - qualquer um que não seja branco. Depois de atirar em um negro que tentava roubar o seu carro e assassinar outro a sangue frio, Derek é condenado a três anos de prisão. Depois de cumprir pena, ele retorna modificado: percebeu que não é a cor que faz com que uma pessoa seja boa, tampouco os "companheiros" são mesmo companheiros. Para sua surpresa, seu irmão segue o mesmo caminho dele: racista, violento, rebelde. Derek então se vê obrigado a tentar mudar isso enquanto ainda há tempo.

Percebe-se que o principal intento do filme não é propor uma reflexão a respeito do racismo e das atitudes consequentes dele. De maneira sóbria, o filme documenta a crença de que os brancos são superiores e isso fica bastante claro quando o personagem Derek pronuncia longos monólogos sobre a influência negra nos Estados Unidos. Edward Norton vive o personagen central e tem como elenco de apoio Edward Furlong e Beverly D'Angelo, respectivos intérpretes do irmão e da mãe de Derek. Norton divide sua interpretação em dois momentos: antes e depois da prisão. Defendendo bem essas duas etapas da vida do personagem, recebeu sua segunda indicação ao Oscar, sendo que a primeira havia sido na categoria Melhor Ator Coadjuvante. A indicação por melhor atuação foi a única que A Outra História Americana recebeu.


INDICAÇÃO:

• Melhor Ator - Edward Norton

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Indicado em duas categorias na 71ª edição do Oscar, Hilary e Jackie é um filme britânico, cujo roteiro foi baseado no livro "Um Gênio na Família" de Piers e Hilary du Pré. Dirigido por Anand Tucker (de"Garota da Vitrine" e "Quando Você Viu seu Pai pela Última Vez?" com Colin Firth), a história do filme gira em torno dos altos e baixo da relação entre Hilary e sua irmã Jacqueline du Pré; que foi uma famosa violoncelista britânica. No longa, as duas são vividas por Rachel Griffiths e Emily Watson - respectivamente - de maneira extraordinária.

Roteirizado por Frank Cottel Boyce (Caiu do Céu e Código 46), o filme começa com as duas irmãs ainda crianças, aprendendo a tocar seus instrumentos musicais, porém, depois, com as duas já adultas, ele é dividido em duas partes. Uma, onde é possível conferir a história pelo ponto de vista de Hilary e outra ,pelo ponto de vista de Jackie. Isso é muito interessante, porque acaba-nos apresentando fatos que são importantes para se entender o comportamento da personagem principal.

A princípio, Jackie era a que menos sabia tocar, então Hilary se destacava com sua flauta. Porém, depois de um tempo, os papeis se invertem, e Jackie começa a ganhar vários prêmios pelo seu talento. Isso, obviamente, acaba gerando um certo ciúme da parte de Hilary, mas no decorrer da história, percebe-se que Jackie não é tão feliz assim e  também tem ciúmes da irmã, porque, ao contrário dela, Hilary constituiu uma família. Essa questão "Ciúme vs Amor" acaba gerando ótimos diálogos e cenas entre Hilary e Jackie.

Apesar do livro ter sido escrito pela própria Hilary du Pré, o conteúdo gerou muitas críticas que questionavam se de fato esse ponto de vista era verdadeiro. Mas depois, Hilary defendeu publicamente as histórias do filme e do livro dizendo que não entendia porque as pessoas não acreditavam no que ela tinha escrito.

Com uma ótima trilha sonora, atuações e história marcante "Hilary e Jackie" é sem dúvida um filme encantador. Pena que seja mais um que não foi lançado em dvd aqui no Brasil.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Atriz - Emily Watson
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Rachel Griffiths
Por: Luís Adriano e Thiago Paulo

2 comentários:

Marcus disse...

O filme deve ser bem violento mesmo, só pela cena que você falou, o asunto racismo é sempre muito dificil de se comentar, mas deve ser um filme muito bom!

Guilherme Bayara disse...

O filme aparenta ser bem forte e violento.
Filmes que geram choques deixam mensagens mais fortes nos espectadores.
O filme aparenta ser de extrema qualidade.

diHITT - Notícias