quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - A Vida é Bela


É impossível se recordar da premiação de 1999, sem lembrar de "A Vida é Bela" - a pedra no caminho do nosso "Central do Brasil". Dirigido e protagonizada por Roberto Begnini, La vita è bella (no original, em italiano) abocanhou os prêmios de melhor ator, melhor filme em língua estrangeira e melhor canção original, além de ter conquistado vários outros, mundo afora.

O filme mistura drama e comédia e nos apresenta a história de Guido, o atrapalhado personagem de Begnini que, no decorrer da trama, é enviado para um campo de concentração nazista com o filho Giusoé. Para preservar a inocência da criança, o pai faz de tudo para que o pequeno acredite que estão participando de uma espécie de jogo.

A Vida é Bela estreou na Itália em 1997, e só pode concorrer por uma indicação ao Oscar porque nos Estados Unidos foi lançado em 1998. E como já comentado acima, ele foi um dos concorrentes de Central do Brasil e, por isso, não foi tão bem recebido pelos brasileiros. Com um enredo com um quê de Chaplin, Begningi nos mostra o Holocausto de uma forma leve e bem-humorada e com ares de fábula moderna. Imprescindível para todos aqueles que curtem o bom cinema.

PERFIL: Roberto Begnini

Roberto Remigio Benigni nasceu em 27 de Outubro de 1957 em Castiglion Fiorentino, na Ítalia. Ator e Diretor - de Cinema, teatro e TV - Roberto é mais conhecido pelo grande público justamente pelo filme comentado neste post. No seu país de origem, o ator ficou famoso depois de fazer "Televacca" uma série de TV que chocou as pessoas e acabou sendo censurada.

Também sofreu forte censura na década de 80 por criticar publicamente o Papa João Paulo II. Opositor do ex-primeiro ministro italiano SílvioBerlusconi, ao saber da renúncia deste, tirou parte de sua roupa, aovivo, durante a exibição de um dos telejornais mais assistidos naItália.

CURIOSIDADES: Você sabia...


... que Begnini e Nicoletta Braschi também são marido e mulher na vida real?

... que somente Laurence Olivier havia sido premiado atuando sob sua própria direção, por Hamlet, em 1948?

... que tanto em Central e A vida é Bela existem personagens chamadasDoras e Josués (Giousué)?

Por: Marcelo Antunes e Thiago paulo

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias