sábado, 20 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - Elizabeth


1999 foi o ano das produções "históricas". Elizabeth, longa britânico dirigido por Shekhar Kapur, foi mais um indicado ao prêmio de melhor filme na 71ª edição dos Academy Awards.

O roteiro - assinado por Michael Hirst - conta a história de Elizabeth I, conhecida como "A Rainha Virgem", que governou a Inglaterra por mais de quarenta anos, tornando-se a mulher mais poderosa de seu tempo.

O filme tem início mostrando uma Inglaterra dividida entre católicos e protestantes. Mary Tudor, fervorosa católica, morre e deixa o caminho livre para a sua meia-irmã, Elizabeth, primeira na linha de sucessão. Acontece que Elizabeth é protestante convicta e, embora a irmã lhe faça prometer no leito de morte que a Inglaterra permancerá fiel à Igreja, decide seguir os seus princípios. Recebendo um país em crise, a Rainha faz de tudo para permancer no poder, transformando-se de menina romântica em mulher forte e determinada, capaz de tudo para manter seu poderio.

Com um elenco de peso encabeçado por Cate Blanchett, o filme foi indicado em sete categorias e foi o último trabalho do aclamado ator britânico Sir John Gielgud, como o Papa.

PERFIL: Cate Blanchett

Catherine Elise "Cate" Blanchett nasceu em Melbourne, na Austrália, e é ganhadora de inúmeros prêmios, dentre eles um Oscar e dois Globos de Ouro.

Despontou para o mundo encarnanado (a Rainha) Elizabeth no filme de mesmo nome, em 1998 - pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Embora tenha perdido o prêmio para Gwineth Paltrow, Blanchett recebeu pelo trabalho o BAFTA e o Globo de Ouro.

Casada com o dramaturgo Andrew Upton, dirige, em parceria com ele, o Sidney Theatre Company.

Foi homenageada, ao lado de nomes como Nicole Kidman, Russell Crowe e Geofrey Rush, com uma série de selos, pela contribuição à cultura australiana.

Levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 2005, interpretando Katharine Hebpurn, em O Aviador, e, em 2007, foi escolhida pela Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Você sabia que...

... Cate encarnou uma segunda vez a Rainha Elizabeth em Elizabeth: a Era de Ouro, em 2007, recebendo uma indicação de Melhor Atriz, tornando-se assim a primeira atriz a ser nominada reprisando um papel? E que nesse mesmo ano recebeu também uma indicação de Coadjuvante por "Não Estou Lá"?

... o papel da "Rainha Virgem" foi rejeitado por várias atrizes, entre elas Nicole Kidman, Catherine Zeta-Jones e Juliette Binoche?

... a Rainha Elizabeth era conhecida por ter profundos olhos castanhos, mas, por conta de uma rejeição de Blanchett à lentes de contato, lançou-se mão de uma licença poética e a monarca foi representada como dona de dois belíssimos olhos azuis?

... a história de Elizabeth já foi mostrada em outros filmes, como A Rainha Virgem, de 1953, com a recém-falecida Jean Simmons no papel título?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Filme
  • Melhor Atriz
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Figurino
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Trilha Sonora - Drama
  • Melhor Maquiagem


Por: Marcelo Antunes

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias