quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - Tango / Irresistível Paixão


Carlos Saura - Ana e os Lobos (1972), Cría Cuervos (1976) e Mamãe Faz Cem Anos (1979), entre outros - é um dos cineastas que melhor faz a ponte entre música e cinema. Para entender do que estou falando, basta conferir obras como Bodas de Sangue (1981), Carmen (1983) , Amor Bruxo (1986), Flamenco (1995) e, mais recentemente, Fados (2007).

Em 1999, um filme de Saura era indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, representando a Argentina. "Tango" (Tango, no me dejes nunca) conta a história de Mario Suárez, diretor que atravessa uma crise criativa e amorosa. Após ser deixado pela esposa, dedica-se à filmagem de um documentário sobre a dança. É quando ele conhece a bela Elena, bailarina e amante de Angelo Larroca, gângster perigoso e um espécie de "mecenas" da obra. O envolvimento dos dois, claro, é inevitável. O triângulo amoroso é embalado pelos números musicais belíssimos.

Os destaques de "Tango" ficam por conta da fotografia do vencedor de três Oscars, Vittorio Storaro, responsável pelo prêmio de Melhor Fotografia em Cannes, em 98, e, evidente, pela trilha sonora irretocável. Esse é exatamente o "calcanhar de Aquiles" do filme: para quem não é muito chegado ao gênero, ele pode parecer um pouco cansativo. Já para os que curtem, "Tango" é um grande espetáculo.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Filme Estrangeiro
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Irresistível Paixão é um filme dirigido Steve Soderbergh, adaptado a partir de um livro homônimo de Elmore Leonard. Distribuído pela Universal Pictures e tendo como produtor o ator Danny DeVitto, o filme narra a história de um relacionamento conturbado entre dois tipos bem diferentes - um charmoso ladrão e um agente do FBI. O elo entre eles é um roubo: ele usa o carro dela para fugir da penintenciária e ao conhecê-la, acaba se envolvendo emocionalmente. Entre o romance e a fuga, ele deve cuidar para continuar com ela sem correr riscos de voltar para a prisão.

Irresistível Paixão é protagonizado por dois atores bastante diferentes. À época, George Clooney era apenas um rosto bonito e com carreira até então meio duvidosa, já que havia atuado em cults como Um Drin no Inferno, mas também havia destruído a imagem de Batman no 4º filme da cronologia antiga do herói. Jennifer Lopez, por sua vez, nunca foi estável em suas atuações e como atriz não surpreende muito. Desse modo, a união de Clooney e Lopez poderia render maus comentários. As críticas, no entanto, soaram positivas ao casal, elogiados inclusive pelo entrosamento em cena.

Dentro do gênero policial, Irresistível Paixão também conta com uma montagem estruturada para manter o ritmo correto da produção. E a Academia soube reconhecer essa qualidade do filme e nomeou-o também a uma qualidade técnica, somando assim duas indicações, as quais não venceu.

INDICAÇÕES:
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Montagem
Por: Luís Adriano e Marcelo Antunes

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias