domingo, 25 de julho de 2010

Oscar 1981: Breaker Moran / O Grande Santini - O Dom da Fúria



O Grande Santini - O Dom da Fúria é um filme de 1979 que conseguiu duas indicações ao Oscar em 1981: Concorreu o prêmio de Melhor Ator (Robert Duvall) e Melhor Ator Coadjuvante (Michael O’Okeefe).

A trama nos apresenta a Wilbur "Bull" Meecham, um dos melhores e mais respeitados piloto de caças da marinha. Por um outro lado, O Grande Santini (Apelido pelo qual Wilbur Meecham é conhecido) mantem uma complicada relação com sua família, principalmente seu filho de 18 anos. Ou seja, The Great Santini é um drama que mostra a dificuldade de um homem em conciliar sua vida profissional e com sua vida pessoal.

O roteiro é uma adaptação de John Lewis Carlino (também dirigiu o filme) para um romance de mesmo nome escrito por Pat Conroy, que se baseou em suas próprias experiências familiares para escrevê-lo. Seu pai foi quem inspirou o personagem de Robert Duvall.

Também fazem parte do elenco Blythe Danner, Stan Shaw, Lisa Jane Persky, Julie Anne Haddock, Brian Andrews, Theresa Merritt

INDICAÇÕES:
  • Melhor Ator
  • Melhor Ator Coadjuvante
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Baseado em acontecimentos reais, Breaker Morant é uma produção australiana de 1980 que conta a história de três tenentes australianos - Harry "Breaker" Morant, Peter Handcock e George Witton, presos sob acusação de homicído e que são levados à Corte Marcial para julgamento, durante a Segunda Guerra dos Bôeres. Na realidade, os acusados serviram como bodes expiatórios de seu próprio exército que usou o julgamento para demonstrar estar disposto a punir seus próprios homens e trazer a guerra ao fim com um tratado de paz.

Com um elenco quase todo australiano, Breaker Morant trazia no papel principal, o recém-falecido Edward Woodward, embora, reze a lenda, que o nome cogitado incialmente fosse o de Rod Steiger. Ganhador de vários prêmios, Breaker Morant foi indicado ao Oscar pelo roteiro de Jonathan Hardy, David Stevens e Bruce Beresford.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro Adaptado

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias