terça-feira, 27 de julho de 2010

Oscar 1981 - Tess - Uma Lição de Vida


Roman Polanski está sempre envolvido em grandes polêmicas, mas também, está sempre envolvido em grandes filmes. Por enquanto, vamos esquecer a vida pessoal do diretor e falar sobre uma de suas grandes obras cinematográficas: Tess - Uma Lição de Vida, um dos concorrentes a Melhor Filme em 1981.

Adaptado do romance de Thomas Hardy, Tess - Uma Lição de Vida conta a trágica história de uma jovem - interpretada por Nastassja Kinski - que é enviada para morar com seus possíveis parentes. Após ser, praticamente, estuprada pelo primo, Tess fica grávida. Ela volta pra casa dos pais, onde dá à luz e enfrenta a hipocrisia da sociedade.

A ideia de adaptar esse clássico foi de Sharon Tate, que disse a Polanski, seu marido na época, que o livro daria um grande filme. Acabou que não deu muito certo, a atriz foi assassinada e o filme só viu a luz do dia um bom tempo depois. Se vocês repararem, nos créditos iniciais, Polanski dedica o filme a Sheron Tate.

Além de receber indicações para várias outras premiações do cinema, Tess também foi nomeado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia , Melhor Figurino, e, como já foi dito, Melhor Filme.

PERFIL: Roman Polanski

Roman Polanki nasceu em 1933 na França. Quatro anos depois se mudou, com sua família, para Pôlonia, onde, com 29 anos, começou sua carreira. Seu primeiro longa-metragem foi Knife in the Water, que acabou sendo nomeado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Depois de filmar mais alguns longas na Europa, como por exemplo: Repulsa ao Sexo e Dança dos Vampiros, se mudou para os Estados Unidos. Em solo americano fez O Bebê de Rosemary, um de seus filmes mais famosos. Nessa época, sua esposa, que estava grávida, foi assassinada pelos integrantes da família Manson. A morte de Sheron o abalou bastante, após os assassinos serem presos, Polanski voltou para Europa para tentar se recuperar.

Polanski está envolvido em uma grande polêmica, em 1977 foi acusado e preso pelo estupro de uma garota de 13 anos. Apesar de assumir parte das acusações, o diretor diz que o sexo foi consensual. Recentemente, foi preso quando foi receber um prêmio em Zurique.

Além dessa indicação por Tess - Uma Lição de Vida, o diretor também recebeu mais duas: Por Chinatown e O Pianista, pelo qual levou o prêmio em 2002.

Seu último trabalho é O Escritor Fantasma, um thriller investigativo de primeira.

INDICAÇÃOES / PRÊMIOS
  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Figurino

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias