domingo, 4 de julho de 2010

Oscar 1981 - O Substituto / Bar Max



Um filme dentro do filme - é como podemos definir O Substituto (The Stunt Man) à primeira vista. Mas o filme de Richard Rush é mais. Muito mais.

Adaptado do romance de Paul Brodeur, o longa foi nomeado em três categorias do Oscar: Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, e conta a história de Cameron - papel de Steve Railsback - fugitivo da polícia que, durante as filmagens de um filme, mata acidentalmente um dublê de cinema. O excêntrico diretor Eli Cross (Peter O’Toole) diz à polícia que Cameron é o morto. Em troca, exige que ele trabalhe em cenas arriscadíssimas.

PERFIL: Peter O’Toole


Nascido na Irlanda, aos 02 de agosto de 1932, Peter O’Tolle começou sua carreira como jornalista, mas logo descobriu o teatro, frequentando, após o serviço militar, a Academia Real de Arte Dramática, ao lado de nomes como Albert Finney, Alan Bates e Richard Harris. Após uma estréia cinematográfica discreta, é escolhido, em 62, para protagonizar o clássico Lawrence da Arábia. Recebeu, ao longo da carreira, sete nomeações ao Oscar, sendo, finalmente, agraciado em 2003, pelo conjunto da carreira. Após um pequeno hiato nos anos de 1970, causados pelo alcoolismo, retorna à tela grande com o cult O Substituto.

É pai da também atriz Anette O’Toole.

CURIOSIDADES: Você sabia...

... que O Substituto permaneceu meses encostado, sem ser lançado? Que Richard Rush chegou a sofrer um e
enfarte por conta disso e que O’Toole teve de usar de sua influência para divulgar a obra?

... que David Lean, diretor de Lawrence da Arábia, foi a inspiração de Peter O’Toole para compôr o seu Eli Cross?

... que o filme é constantemente citado como exemplo de metaficção e pós-modernismo por brincar com os acontecimentos ditos reais e aqueles que estavam sendo rodados no filme de Cross?

INDICAÇÃO:
  • Melhor Ator
  • Melhor diretor
  • Melhor Roteiro Adaptado

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Bar Max, adaptação de um livro escrito por Todd Walton, é pouco conhecido e difícil de se encontrar, mas, pelo que observei nas poucas informações que encontrei, é um ótimo filme.

Dirigido por Richard Donner (Superman - O Filme, Maquina Mortífera), Inside Moves - título original - recebeu uma única indicação na 53 Edição do Oscar.

Com ajuda da competente direção e da ótima interpretação de John Savage, o longa conta a história de Roary (Savage), um jovem que está em processo recuperação após uma fracassada tentativa de suicídio. Durante esse difícil processo, ele começa a frequentar um bar e acaba conhecendo pessoas com problemas parecidos com o seu.

O roteiro é assinado por Barry Levinson e Valerie Curtim, e além de John Savage, também fazem parte do elenco David Morse (Dançando no Escuro, Paranóia) e Diana Scarwide (A Cura, Party Monster), motivo pelo qual o filme foi indicado em 1981.

INDICAÇÃO:
  • Melhor Atriz Coadjuvante

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias