quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oscar 1981 - Curiosidades...


1980 não foi apenas o ano em que Gente Como A Gente e Touro Indomável travaram a batalha nas telas, mas também o ano em que um ex-astro de Hollywood, Ronald Reagan, foi eleito presidente dos Estados Unidos. Coincidência ou não, no dia marcado para a cerimônia da 53ª Edição dos Academy Awards, Reagan sofreu um atentado por parte de John Hinckley, Jr., um obcecado pelo filme Taxi Driver e por Jodie Foster. Por conta do incidente, a premiação foi adiada para o dia seguinte, 31 de março de 1981.

Como foi dito na abertura do mês, esse foi um ano de fimes com tramas simples que consagrou Gente Como A Gente e o diretor estreante Robert Redford como estrelas daquela noite. O último diretor que havia levado o prêmio de Melhor Diretor em sua estreia foi Delbert Mann, pela comédia dramática Marty, em 1956.

Esse também foi um ano em que personagens verídicas foram retratadas: Sissy Spacek viveu a cantora country Loretta Lynn, John Hurt encarnou John Merrick, Jason Roberts foi Howard Hughes e Mary Steenburgen,Dummar Lynda, e, finalmente, Robert De Niro, Joe Pesci e Cathy Moriarty foram Jake La Motta, Joey e Vicky, respectivamente.

De Niro, depois de quatro filmes dirigidos por Scorsese, finalmente leva o prêmio de Melhor Ator. O estreante Timothy Hutton, filho do então recém-falecido ator Jim Hutton, ganhou na categoria Melhor Ator Coadjuvante, consagrando-se, aos 20 anos, como o mais jovem premiado nessa categoria, apesar do problemático adolescente Conrad Jarret ser claramente o protagonista do filme. Eva Le Galliene, indicada pela personagem Pearl, avó de Ellen Burstyn em Ressurreição, foi, naquele momento, a pessoa mais velha a ser indicada ao Oscar (82 anos e 37 dias). Tal marca foi quebrada por Jessica Tandy, em 91, por Tomates Verdes Fritos, aos 82 anos e 257 dias, e, em 98, por Gloria Stuart, por Titanic, aos 87 anos de idade.

Henry Fonda recebeu um Oscar honorário em reconhecimento à sua contribuição à sétima arte - o primeiro do tipo. O curioso é que o ator só havia recebido uma indicação na vida, por Vinhas da Ira, em 40, mas, finalmente, no ano seguinte, era laureado por sua atuação em Um Lago Dourado.

O Império Contra-Ataca é, para muita gente, o grande ignorado pela Academia, naquele ano, levando o prêmio de Melhor Som. Stanley Kubrick e o seu Iluminado, com a histórica atuação de Jack Nicholson também são lembrados.

Definitivamente, 1981 não é dos anos mais recordados, mas também teve suas histórias de bastidores para contar.


Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Pena...Hutton jamais teve o sucesso pós-Oscar...muito menos bons filmes...este foi seu melhor papel e melhor filme.

Abraço

diHITT - Notícias