sexta-feira, 2 de julho de 2010

Abertura: 1981 - 53ª Edição do Oscar


Não há “rodinha cinéfila” que se preze que não discuta a 53ª Edição dos Academy Awards (filmes exibidos em 80 e premiados em 81). Num ano em que a maioria apostava na vitória de Martin Scorsese e o seu “Touro Indomável”, o ator e diretor boa-pinta Robert Redford passou a frente com o drama “Gente como a Gente”. Justiça? Injustiça? Depende do ponto de vista.

A maioria dos indicados dessa edição não foi nenhum arrasa-quarteirão. Basicamente, todos retratavam os dramas e difculdades na vida de pessoas comuns. Gente como a Gente (Ordinary People) nos apresentava aos Jarret e o impacto que a morte prematura do primogênito causou sobre toda a família. Tess - Uma Lição de Vida (Tess), de Roman Polanski, conta a história de uma moça (Nastassja Kinski) e sua luta contra uma cidade hipócrita. O Destino Mudou Sua Vida (Coal Miner's Daughter), cinebiografia da cantora country Loretta Lynn, consagrou Sissi Spacek como Melhor Atriz; Touro Indomável (Raging Bull), inspirado numa história real, narra a história do boxer Jake La Motta. E finalmente, O Homem Elefante (The Elephant Man), baseado na vida de John Merrick, inglês portador de uma doença que lhe desfigurou o rosto, fechava o grupo de nomeados a Melhor Filme.

Definitivamente, esse não foi um ano fácil. Realiza: Martin Scorsese, Roman Polanski e David Linch disputando o prêmio de Melhor Diretor. Mary Tyler Moore, Ellen Burstyn e Gena Rowlands nomeadas como Melhor Atriz. Parada dura.

Como é costumeiro, aqui no Um Oscar Por Mês, levantaremos algumas questões que nortearão nossos trabalhos durante julho. Primeiro: Touro Indomável é superior a Gente como a Gente? Se sim, porque não levou o prêmio máximo, afinal? O que explica ele sempre ser citado em todas as listas como os “Dez Mais”, enquanto o longa de Redford é pouco lembrado pela maioria das pessoas?

Evidente que outros aspectos da premiação serão lembrados. Mas ainda temos 30 dias, 17 filmes e 22 resenhas pela frente. 1981, lá vamos nós!


Um comentário:

Davi Coelho disse...

A-há! Muito bom.
Essa edição é incrível mesmo.
Touro Indomável, Ordinary People..O IMPÉRIO CONTRA-ATACA! São filmes que eu tenho um carinho muito especial.
Abs, Equipe :D

diHITT - Notícias