segunda-feira, 26 de março de 2012

A Academia e o Gênero Terror: Opiniões (Parte 1)

The Silence of the Lambs - o único filme de terror a ter vencido um Oscar de Melhor Filme.

Não tenho muito que dizer do terror. Ele só existe porque não o conhecemos, caso contrário não seria aterrorizante. O terror serve como barreira, como controle cultural. Deve-se ter medo daquilo que não se conhece. O cinema, outra vez, sucumbiu à pressão da sociedade.

por Darlan Nascimento

Eu não nego, nem escondo, sou um ser extremamente medroso. Talvez por isso nunca tenha sido próximo do gênero terror, não conhecia nada pra falar a verdade. Devido a esse motivo fiquei realmente animado e ansioso pra o mês de março aqui no UOPM, pois era a uma boa oportunidade pra eu conhecer algo sobre o gênero que sempre evitava.

Sinceramente eu esperava mais, bem mais. Apesar de ter ficado com um pouquinho de medo em alguns filmes, reconheço que não é o terror que eu imaginava. Confesso que não tive coragem para assistir filmes como “O Exorcista” (1973) e “Poltergeist – O Fenômeno” (1982), mas ao fim de cada filme me perguntei: O que realmente é terror? É disso que as pessoas falam quando se referem a filmes desse gênero? Porque, sendo sincero, achei os filmes fracos.

Foi bem tarde, mas “Os Pássaros” (1963) foi o primeiro filme do Hitchcock a que eu assisti e, apesar de ter momentos que levantei do sofá e bati palmas, achei o filme – principalmente o final – meio fraco. Aliás, todos os filmes que vi posso dizer que foram fracos.

Definindo as análises dos filmes de Março em uma palavra: frustrante! Mas mês que vem minha empolgação já está altíssima para começar as outras análises.

por Levi Ventura

2 comentários:

Luís disse...

Muito pungente a opinião do Darlan.

Eduardo Montanari disse...

Terror é algo muito relativo. O que assusta a uns, a outros não faz tanto efeito.

diHITT - Notícias